06 de outubro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Homem é ameaçado após recusar dinheiro para silenciar em Bauru

Por André Fleury Moraes e Guilherme Matos |
| Tempo de leitura: 3 min

Um motorista de carro de som teria recebido ameaças por transmitir mensagem orientando a população a não votar em candidatos favoráveis à concessão do esgoto à iniciativa privada, projeto aprovado em maio deste ano.

Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o homem recebeu uma ligação nesta sexta-feira (4), por volta das 11h, em que uma pessoa oferece dinheiro para a vítima deixar de transmitir os áudios com teor político.

Após recusar a oferta, a voz no telefone afirma que “eu sei onde o senhor tá nesse exato momento. Tem um pessoal que tá aí junto do senhor e você não tá nem sabendo (sic)”.

A vítima é proprietária de uma kombi e usa o veículo para prestar serviços de carro de som. Ele foi contratado para rodar em Bauru com uma mensagem que dizia “vote contra Suéllen e vereadores que foram a favor da privatização do DAE [Departamento de Água e Esgoto]”. 

O prestador de serviços teria orientado o contratante, o “Movimento Águas de Bauru”,  a não incluir o nome da prefeita, mas teria sido ignorado. Ao JC, uma das lideranças do grupo que pagou pela exibição da mensagem afirmou que repudia a intimidação. Eles destacam, ainda, que o motorista não é o responsável pela mensagem. Eles também informam que vão colaborar com as investigações e prestaram apoio à vítima.

Ainda segundo o BO, a voz se identificou como “Jair” e disse que a vítima deveria parar com a divulgação sob pena de represálias. 

“Em tom de ameaça, falou que me conhecia e sabia dos meus passos e ofereceu dinheiro para parar. [...] Temo pela minha vida e pelo meu patrimônio, pois deixaram claro que podem danificar meu veículo e que seu não parasse e aceitasse a oferta de dinheiro as coisas ficariam ruins para o meu lado”, disse a vítima ao registrar BO na Delegacia Eletrônica.

O JC teve acesso às gravações, que somam 8 minutos e 34 segundos de áudio. Elas mostram que a ligação começa amistosa, com a voz no telefone elogiando o motorista por ser trabalhador. Depois disso, oferece “pagar o que pagaram e um pouco mais”.

“Jair”, como se identificou o interlocutor na ligação, orienta o motorista a inventar alguma desculpa para os contratantes, como um problema de saúde ou no carro, e deixar de trabalhar.

A voz informa também que “já sabe todo mundo que tá envolvido nisso aí. As pessoas que tão pagando o senhor pra fazer isso vão ter o que merecem mais pra frente (sic)”.

A vítima responde dizendo que assumiu um compromisso com o contratante e que não poderia parar de transmitir a mensagem, ao que a voz rebate afirmando que “esse compromisso pode custar caro para o senhor”.

De acordo com o BO, a vítima não aceitou a oferta, mas parou a divulgação por medo. “Jair” teria ainda enviado pessoas para intimidar o motorista em via pública. O motorista afirma ter vídeos das ocorrências. Ele chegou a confirmar as ligações durante telefonema com o JCNET, mas não deu mais detalhes.

A mensagem que incomodou o autor das ameaças fala contra a concessão de esgoto e pede que a população não vote nos responsáveis pelo projeto ou naqueles que foram favoráveis a ele. Na ligação, “Jair” afirma que as ameaças são por uma “questão de vereador”.

O JCNET acompanha o caso.