O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 36,6°C nesta quarta-feira, 2, tornando-se a maior temperatura em Franca neste ano. O recorde anterior era de 35,8°C, registrado no dia 26 de setembro.
O forte calor gerou um alerta do instituto, que emitiu um aviso de perigo (cor laranja) para ondas de calor na região, com temperaturas 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias, podendo causar riscos à saúde. O Inmet também alertou para perigo potencial (cor amarela) devido à baixa umidade, oscilando entre 20% e 30%. A recomendação é que a população beba bastante líquido e evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes.
Para esta quinta-feira, dia 3, a expectativa é que a máxima permaneça em 36°C. De acordo com o Climatempo, os termômetros devem oscilar entre 20°C e 34°C. O dia será marcado por "sol com algumas nuvens. Não chove". A umidade do ar pode chegar a 29% – a OMS (Organização Mundial da Saúde) estipula 60% como o percentual mínimo ideal para a saúde humana.
O cenário se repete no primeiro fim de semana de outubro. A mínima será de 19°C, com máxima de 34°C no sábado, dia 5, e 36°C no domingo, dia 6, quando os eleitores irão às urnas para votar para prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2024.
Caso a previsão se concretize, a chuva deve retornar a Franca no dia 12 de outubro, quando estão previstos 11 milímetros. A cidade sofre com o período de estiagem desde o mês de abril. A última pancada foi de 8,8 milímetros, registrada no dia 20 de setembro.