03 de outubro de 2024
ELEIÇÕES 2024

'Você está começando errado’, diz Ubiali; Cortez rebate

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Vídeo gravado por Ubiali circula em grupos de WhatsApp provocando adversário, e Cortez responde

O candidato a prefeito de Franca Dr. Ubiali (PSB) divulgou conteúdo nas redes sociais nesta quarta-feira, 2, criticando postura do deputado estadual Guilherme Cortez (Psol), também concorrente ao cargo nas eleições municipais de domingo, 6.

Ubiali disse que Cortez não entendeu o seu projeto "Alistamento Civil" e ainda o bloqueou nas redes sociais. “Guilherme Cortez, vi que você tem falado do meu projeto Alistamento Civil. Você não entendeu o projeto e faz sentido você não entender, afinal, você é um jovem de classe alta, que nunca precisou trabalhar, não entende a importância do primeiro emprego para um jovem de classe baixa”, disse Ubiali.

Em resposta, Cortez nega ter bloqueado Ubiali nas redes sociais e voltou a criticar a proposta do concorrente (leia abaixo).

A origem da polêmica

O tema em questão foi discutido no debate da EPTV no último sábado, 28. Em resposta a um questionamento de Cortez sobre seus projetos para a juventude de Franca, Ubiali disse que pretende “implementar um programa de capacitação militar na Prefeitura para preparar os jovens para o mercado de trabalho”.

Em seguida, Cortez comentou que a proposta do programa militar era muito esquisita. "Parece que misturaram várias coisas no liquidificador e saiu esse Frankenstein”.

Nesta quarta-feira, o assunto teve desdobramento. Ubiali divulgou um vídeo em grupos de WhatsApp dizendo que a ideia do Alistamento Civil nasceu em São Vicente (SP), onde teria ajudado milhares de jovens e depois foi implantado pelo Governo do Estado de São Paulo em oito municípios. O candidato reafirmou que em seu governo, caso vença, o jovem vai ser capacitado, receberá uma bolsa paga pela Prefeitura e vai sair com uma inscrição no MEI (Microempreendedor Individual), caso ele queira empreender, reafirmando que o alistamento é voluntário.

“Eu fui entrar em seu perfil para explicar isso e para minha surpresa você me bloqueou. Que isso, Cortez? Me bloqueou por quê? Você tem tanto medo de mim assim? Que precisa bloquear meu perfil, não aceita o contraponto?” cutucou. 
Na parte final do conteúdo, Ubiali disse que lamenta a falta de diálogo com o adversário político e ironizou: ‘Me desbloqueia que eu te explico’.

“Você está começando agora na política, mas está começando errado. Você tem atacado todos os candidatos, está sendo agressivo e tem mentido, sim mentido. Tanto que esta semana o Juiz determinou que você apagasse um ataque mentiroso que publicou sobre mim. A política a gente faz com diálogo, e não com ataques, com mentiras ou bloqueando perfil de concorrentes, e se quiser entender melhor o meu projeto de Alistamento Civil, me desbloqueia que eu posso te explicar”.

"Jovens não são marginais", responde Cortez 

Guilherme Cortez foi procurado pela reportagem para comentar a postagem de Ubiali e respondeu que "nossos jovens não são marginais e nem precisam de treinamento militar pra ficar longe da criminalidade".

Segundo Cortez, os jovens precisam de oportunidade de emprego, estudo e cultura. "É disso que os jovens estão cansados: pessoas que não conhecem a nossa realidade inventando soluções mirabolantes. Se ele se cercasse de mais gente jovem, não teria feito uma proposta tão absurda. Desejo boa sorte para ele tentar convencer a juventude desse Frankenstein."

Sobre ter bloqueado Ubiali nas redes, Cortez diz que isso não é verdade. "Alguém precisa ajudá-lo a mexer na rede social", respondeu.