Clima de indecisão faz parte das ruas do Centro de Franca. Faltando apenas quatro dias para as eleições, que acontecem neste domingo, 6, os eleitores aguardam uma "surpresa" dos candidatos, que possa impressionar, para definir o voto ou ter certeza da escolha. A reportagem do Portal GCN/Sampi esteve nas ruas do Centro durante a manhã dessa quarta-feira, 2, para sentir o pulso dos eleitores. O sentimento de indecisão predominou em diversos momentos. A maioria aguarda o debate GCN/Acif que acontece nesta quinta-feira, a partir da 20 horas, para "bater o martelo".
Pai e filho dividem a insegurança sobre o voto. Jorge Augusto Rodrigues Lopes, 55, afirma que já escolheu o seu candidato, mas acredita que ainda pode mudar algo. “Não gostei da sua participação no debate da EPTV, esperava mais. Desejo que no próximo debate eles possam definir melhor um diálogo”. Seu filho, Jorge Felipe Rodrigues Lopes Filho, 22, afirma que também já escolheu o candidato, mas espera ver muito mais no debate do GCN nesta quinta-feira, 3.
Alguns eleitores disseram ter definido seus votos para vereador, mas ainda seguem aguardando para decidir de vez o candidato a prefeito. “Eu esperava mais, sabe? Eles não sabem discutir sobre propostas, acham que o povo sempre cai na conversa, e eu não acredito mais nisso”, diz Cássio Martins Souza, 46, empresário do ramo imobiliário.
“Quando vimos certos nomes, achamos que veríamos momentos extremamente importantes nos debates, mas no mesmo nível que prometeram, nada entregaram. Eu até votaria nulo, dependendo da situação que as eleições tomarem”, diz a vendedora de cosméticos Larissa Ferraciolli, 19.
No terminal de ônibus, passageiros também compartilharam seus sentimentos sobre as eleições deste ano. “Eu não precisava votar mais, mas eu vou porque Franca merece. Às vezes, fico revoltado com as coisas que escuto no rádio, todo dia, às 7h da manhã, e sei que posso ajudar ainda de alguma forma”, disse o pespontador aposentado, Luis Ignácio Fernandez dos Santos, 78. Ele afirma ainda que, na última eleição, não conseguiu votar devido à covid-19, mas este ano tem um forte desejo de fazer parte dos números da cidade.
Um grupo de cinco amigos, formado por homens entre 61 e 66 anos, também estava no terminal. Eles disseram considerar curto o tempo de campanha eleitoral, mas todos já fizeram suas "pré-escolhas". Entretanto, esperam assistir ao debate do GCN para definir melhor seu voto.
O debate acontece a partir das 20h desta quinta-feira, 3 de outubro. O encontro será transmitido ao vivo pelo portal GCN e seus canais no Instagram, Facebook e Youtube, além da rádio Difusora.