04 de outubro de 2024
CONTAGEM REGRESSIVA 

GCN reúne partidos para acertar detalhes do debate nesta 5ª

Por Pedro Baccelli | da Redação 
| Tempo de leitura: 4 min
Sampi/Franca
Pedro Baccelli/GCN
Reunião com representantes dos candidatos a prefeito de Franca na sede do Portal GCN/Rádio Difusora 

Em contagem regressiva para o debate desta quinta-feira, 3, representantes dos candidatos à Prefeitura de Franca se reuniram nesta terça-feira, 1º, na sede do Portal GCN/Rede Sampi e Rádio Difusora, no bairro São José. O encontro teve como objetivo esclarecer as regras e o funcionamento do evento.

O Debate GCN - Confrontos Final é tradicionalmente realizado no último dia permitido pela legislação eleitoral. É a oportunidade dos candidatos manifestarem seus projetos de cidade para os 248.525 eleitores de Franca, que irão às urnas no domingo, 6 de outubro.

A reunião começou às 14h10, com o apresentador e jornalista Correa Neves Jr. explicando como funcionará o debate e sanando dúvidas dos representantes dos oito prefeitáveis que estavam presentes. João Scarpanti (PCO) não compareceu e não enviou ninguém.

O horário de início da transmissão havia sido alterado para às 19h30, conforme comunicado aos representantes. No entanto, devido à exibição do programa Voz do Brasil, na Rádio Difusora, o debate retornou para às 20 horas.

Outro tópico abordado foi a proibição do uso de celulares pelos candidatos durante o confronto. Assim como aconteceu no debate para a Prefeitura de São Paulo, organizado pelo Flow no dia 23 de setembro, os participantes serão expulsos caso tomem três advertências do mediador.

A reunião no GCN com os representantes políticos foi encerrada às 15h04.

Como funcionará o debate?

O debate do 1° turno será dividido em cinco blocos. O primeiro é a apresentação, quando será transmitido um vídeo de 30 segundos de cada candidato, seguido de 1 minuto de considerações iniciais por postulante. No segundo bloco, Correa Neves Jr. realizará perguntas para os candidatos, com direito a tempo de resposta, comentário de um adversário e réplica.

Nos blocos seguintes, dois prefeitáveis se enfrentam na arena a cada rodada, com cinco minutos por embate. As perguntas entre os candidatos são livres. Por fim, no bloco final, acontece o encerramento, onde cada candidato tem 1 minuto e 30 segundos para suas considerações finais.

Em ambos os debates, eventuais pedidos de direito de resposta serão arbitrados por uma comissão independente, formada por advogados do escritório MVB. A decisão da comissão é soberana e final.

Os dois encontros serão transmitidos ao vivo pelo portal GCN e seus canais no Instagram, Facebook e Youtube, além da rádio Difusora.

Opinião das equipes dos candidatos

Representando o prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB), o coordenador de campanha Marcelo Facuri elogiou as regras do debate e disse que é uma oportunidade para o eleitorado conhecer as ideias. “Vemos esse momento como especial, uma chance de apresentar com clareza para toda a cidade a diferença de perfil do prefeito Alexandre em relação aos demais concorrentes”.

Adversário direto de Alexandre na disputa pelo Executivo municipal, João Rocha (PL) foi representado por Daniel Faria, para quem o candidato está preparado para a quinta-feira. “Ele vem se preparando há tempo. O João é um candidato experiente, já foi vice-prefeito por muito tempo, trabalhou na prefeitura, conhece a administração pública e os problemas da cidade”.

Para Celso Kinder, coordenador de comunicação do Dr. Ubiali (PSB), o debate às vésperas da eleição é uma oportunidade para o público rever seu voto. “Vai proporcionar ao eleitor, especialmente àquele que está indeciso, a chance de reconsiderar sua escolha, até mesmo àquele que já definiu voto, mas pode, de repente, mudar sua opinião com esse debate”.

O pensamento é semelhante ao de Luís Antônio Martins, assessor de campanha de Guilherme Cortez (PSOL). “Ainda existe uma grande indecisão entre as pessoas que desejam conhecer melhor os candidatos, ouvir as propostas, as diferenças entre eles, e que aguardam o debate do GCN para esclarecer suas dúvidas e entender melhor o contexto”.

O presidente do PT em Franca, Giovanni Dominicci, ressaltou que a atenção da população sobre políticas aumentou. “Agora que as pessoas estão se interessando, há um grande número de indecisos. Acho que esse debate vai contribuir para que as pessoas tomem uma posição”.

“Espero que os eleitores tenham uma boa oportunidade para se decidir, pois percebo que muitas pessoas ainda não têm candidato e a indefinição está muito alta”, completou o presidente do Novo em Franca, Sidney Elias.

Tito Flávio (PCB) esteve presente na reunião e abordou a importância do debate para dar a todos os candidatos ao Executivo a oportunidade de participar. “Para a prefeitura, esse cenário ainda está aberto. Certamente, há muita expectativa em torno desse debate. Será o único verdadeiramente democrático, com todos os candidatos presentes. Isso é um grande diferencial”.

Outro candidato que visitou a sede do GCN foi Jonas Carvalho (Mobiliza). “Estou me preparando para ver se consigo surpreender, mostrar para que vim. Apresentar meus projetos, que são todos viáveis. É uma oportunidade única para apresentá-los a toda a população de Franca. Então, vou aproveitar isso com unhas e dentes”, finaliza.