27 de setembro de 2024
LEITURA

Artista francano cede canção para projeto em cidade gaúcha

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Cena do clipe 'Quem Lê Livro é Livre'

O cantor e escritor francano Paulo Gimenes cedeu os direitos de uso de sua canção Quem Lê Livro é Livre para a produção de um curta-metragem realizado por alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O curta, que leva o mesmo nome da música, participará do Festival de Cinema Estudantil "São Léo em Cine", no dia 2 de outubro de 2024.

Além de sua exibição no festival, o curta-metragem faz parte de uma campanha que busca arrecadar livros para escolas gaúchas cujas bibliotecas foram destruídas pelas enchentes que afetaram o estado no início deste ano.

A colaboração de Paulo Gimenes foi além da cessão gratuita de sua obra, pois ele também enviou exemplares de seus livros para São Leopoldo, como parte da ação solidária.

Cristina dos Santos, professora de Educação Física e supervisora na EMEF Senador Salgado Filho, destacou a importância da música no projeto. “A música Quem lê livro é livre foi muito importante nesse processo. Ela nos motivou a continuar, a ajudar os que mais precisavam, nos trouxe leveza e alegria. Além disso, a canção reforçou nosso trabalho de contação de histórias, promoção da leitura e incentivo à formação de novos leitores. O curta é muito significativo, pois mostra momentos reais de leitura na biblioteca, no pátio e durante os recreios, provando que quem lê, realmente, é livre!”

O clipe Quem Lê Livro é Livre está disponível no YouTube e pode ser acessado por este link.