20 de dezembro de 2025
PROGRAMA

Alunos de Franca são selecionados para intercâmbio internacional

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Ilustração/Divulgação
Programa “Prontos Pro Mundo” será 100% gratuito com três meses de duração

Quatro alunos de Franca e dois de municípios da região estão entre os 500 classificados para o primeiro programa de intercâmbio internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), o Prontos Pro Mundo.

Todos os 416 municípios do Estado com alunos elegíveis à temporada de estudos fora do Brasil – que cumpriram todas as etapas de seleção – terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa. 

Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia devem receber os alunos da rede pública paulista, sendo matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família.

O intercâmbio do programa “Prontos Pro Mundo” terá duração de três meses, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

Os estudantes selecionados de Franca são Cauê dos Santos Matias, da escola Agostinho Lima de Vilhena, com a nota 8,81, para o Reino Unido; Henrique Goulart Ferreira, escola Agostinho Lima de Vilhena, com nota 8,76, para Reino Unido; Henrique Moreira Soares, escola João Marciano de Almeida, nota 8,56, Reino Unido; e Ana Júlia Silva Fulgencio, da escola Hélio Palermo, nota 8,49, para Reino Unido; além de Lucas Cannela Gonçalves, de São José da Bela Vista, escola Maciel de Castro Júnior, nota 7,51, para o Reino Unido, e Davi Manoel Martins Andrade, de São Joaquim da Barra, nota 5,67, para o Reino Unido. 

Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional. O aluno tem que ter no mínimo 14 anos de idade. 

A lista com os 500 estudantes selecionados pode ser conferida no portal do “Prontos Pro Mundo”.