O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 8,8 milímetros na última sexta-feira, 20, após cinco meses de estiagem. Apesar do volume, ainda é cedo para afirmar que a chuva "reencontrou" o caminho de Franca. Nesta semana, por exemplo, a previsão é de altas temperaturas e sem pancadas, o que acentuará a sensação de abafamento.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, antes de sexta-feira, as últimas chuvas significativas ocorreram nos dias 11 e 12 de abril, com 12 e 7 milímetros, respectivamente. Desde então, a única precipitação registrada foi em 10 de agosto, com 3,6 milímetros. Apenas os meses de fevereiro e março deste ano apresentaram volumes de chuva dentro da média climatológica.
O Inmet emitiu dois alertas para baixa umidade: cor laranja (perigo) até esta segunda-feira, 23, e cor amarela (perigo potencial) até terça-feira, 24. O percentual pode variar entre 12% e 30%, sendo que o mínimo ideal para a saúde humana é de 60%, conforme recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
A recomendação é de que a população beba bastante líquido, use hidratante na pele, umidifique o ambiente e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, geralmente no período da tarde. Também não são recomendadas atividades físicas.
O Climatempo prevê mínima de 21°C e máxima de 34°C nesta terça-feira, 24, e quarta-feira, 25. Os dias serão marcados por "sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não choverá". Já os ventos atingirão até 17 km/h, podendo levar fagulhas pelo ar e provocar novos incêndios.
Na quinta-feira, 26, os termômetros sobem para 35°C, alcançando os 36°C na sexta-feira, 27. No sábado, 28, a máxima cai para 32°. Não há previsão de chuva para Franca nesta semana.
Ainda segundo a Defesa Civil, Franca seguirá na faixa emergencial, a mais grave da escala, para risco de incêndios até sexta-feira.