A chuva que atingiu alguns bairros de Franca no começo da noite desta quinta-feira, 19, trouxe junto partículas de fumaça e poluentes que estavam na atmosfera, que se misturaram com as gotas de chuva e provocaram uma coloração diferenciada. O fenômeno é rotulado em algumas regiões do país de "chuva preta". Em Franca, a chuva poluída assumiu um tom amarronzado.
A possibilidade de "chuva preta" havia sido alertada para o Estado de São Paulo pela Defesa Civil no domingo, 15. Segundo o órgão, a população deve evitar o contato com a água contaminada. “As gotas carregam partículas finas de substâncias poluentes. Por esse motivo, a água não deve ser utilizada e o contato com a chuva deve ser evitado”, afirmou a cabo Suellen, da Defesa Civil.
O ar poluído devido às queimadas que atingem a região de Franca há dois meses interfere na saúde e no bem-estar da população, além de intensificar a demanda por atendimento no Pronto-Socorro ou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), devido aos riscos de desidratação e intoxicação.