Uma área de pasto que começou a ser preparada para se tornar um loteamento no Parque das Esmeraldas, na região Oeste de Franca, vem gerando transtorno para os vizinhos próximos devido à poeira gerada nas redondezas.
Mislene Aparecida Coimbra Rocha, de 44 anos, reside em frente ao local há 15 anos e relata a situação que vem enfrentando com casa suja todos dias.
“Antes da obra não tinha poeira, era um bairro comum de Franca. Chegava nessa época de seca, era aquela poeirinha normal. Parece que o meu quintal é de terra, porque aí vem aquela ventania e aí fica daquele jeito pra pior. Aqui em frente tem duas creches, tem as escolas, as casas, aquela terra vai pra tudo dentro da casa da gente”, diz Mislene.
A moradora conta que tem criança em casa e que a situação afeta todos. “Além do transtorno da casa da gente não parar limpa, fora os problemas respiratórios, eu tenho criança, muita gente tem criança. Então tá todo mundo sofrendo com isso”, completa.
Segundo a moradora, o local estava recebendo preparação para ser loteado, mas segundo alguns vizinhos, as obras teriam sido paralisadas. Mislene disse que quando os trabalhos foram iniciados, falou-se em um prazo de dois anos para serem concluídos.
“Só que tem que dar um jeito nisso aqui. Então, por que começaram? Por que foi feito o loteamento aqui e disseram que em dois anos entregava asfaltado? Vai fazer dois anos agora. Só que eles começaram a obra no final do ano passado, quando foi em março simplesmente abandonado. Então, o transtorno está sendo isso. É muita poeira e ninguém está nem aí com a gente”, desabafa.
“Tivemos que fazer gasto para colocar blindex na porta, porque não tem condição de deixar aberto. As máquinas estão estragando com tanta terra, tanta poeira”, finaliza a moradora.
A reportagem procurou a AB Mais Urbanismo, responsável pelo loteamento Arizona. A empresa respondeu que “medidas necessárias já estão sendo tomadas, e está na fase de contratação de caminhão-pipa para resolver a questão da poeira”.