16 de setembro de 2024
PREVISÃO

Defesa Civil alerta para chuva preta no estado; Franca em risco

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Pedro Baccelli/GCN
Céu visto do Jardim Petráglia, na região Leste de Franca

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta sobre a possibilidade de chuva preta neste domingo, 15, no Estado de São Paulo. Franca segue na faixa emergencial, a mais grave na escala, de risco de incêndios até a segunda-feira, 16.

O fenômeno da chuva preta acontece quando partículas de fumaça, que são geradas pelas queimadas, sobem para a atmosfera, se misturam com as gotas de chuva e formam essa coloração escura. “As gotas carregam partículas finas de substâncias poluentes. Por esse motivo, a água não deve ser utilizada e o contato com a chuva deve ser evitado”, afirmou a cabo Suellen, da Defesa Civil, em vídeo publicado nas redes sociais nesse sábado, 14.

Ainda segundo o comunicado, a tendência é que a fuligem na atmosfera seja limpa a partir da chuva, reduzindo a poluição e aumentando a umidade do ar. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para baixa umidade neste domingo, podendo variar entre 12% e 20%. “Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz o texto.

A recomendação é que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nas horas mais quentes, use hidratante da pele e umidifique o ambiente.

Queimadas

A faixa emergencial de risco de incêndios reduz sua abrangência pelo Estado nos próximos dias. Na quarta-feira, 18, por exemplo, englobam apenas trechos do Norte e Noroeste paulista, como as regiões de Andradina, Araçatuba e Barretos. 

No entanto, a faixa roxa volta a crescer a partir de quinta-feira,19. Já na sexta-feira, 20, atinge seis regiões do estado, inclusive Franca. 

Não há alertas de risco de incêndios nesta semana no Litoral Paulista, além de trechos da Grande São Paulo.

Previsão

O Climatempo prevê máxima acima dos 30°C para a semana. Na segunda-feira, 16, começa em 33°C, e termina em 34°C na sexta-feira, 20. A previsão é de que a chuva retorne na quarta-feira, 18, com 4,6 milímetros. A cidade sofre desde abril com o período de estiagem.