A empresária Luiza Helena Trajano foi homenageada com a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, nesta quarta-feira, 11, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O ato é um reconhecimento àqueles que atuaram para enfrentar a queda histórica das coberturas vacinais registrada nos últimos anos, por meio do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo Governo Federal em 2023.
Luizinha Helena foi uma das 22 pessoas condecoradas juntamente com outras 22 personalidades e 10 instituições, com a entrega da honraria feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Estou muito honrada. É um trabalho de muita gente junta e a responsabilidade é nós”, disse a presidente do Magazine Luiza, em um post em suas redes sociais.
Também foram homenageados o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, e o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás. Os institutos contribuíram para a produção de imunizantes no auge da pandemia da Covid-19. No caso da Fiocruz, há ampla contribuição de doses contra poliomielite, febre amarela e sarampo.
O presidente Lula ressaltou que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde universal e gratuito, o Sistema Único de Saúde (SUS). “O Brasil só tem 3% da população mundial, mas foi responsável por 10% das mortes das pessoas por Covid. E se não morreram mais de 700 mil, a gente deve à capacidade de trabalho e à honradez de mulheres e homens que trabalham no SUS e que acreditam que a saúde pública pode ser a salvação”.
A ministra Nísia destacou a importância da colaboração dos homenageados. “Só é possível, realmente, recuperar as coberturas vacinais no Brasil, que se encontravam em queda desde 2016, com o trabalho de toda a sociedade, com o trabalho de cada uma, de cada um de vocês. Ainda temos muito a fazer, mas damos aqui um passo muito importante”, disse a ministra.