11 de setembro de 2024
MUITAS QUEIMADAS

Municípios da região de Franca lideram ranking de incêndios em SP

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Yone Araújo/Arquivo/GCN
Franca figura entre os municípios com menos focos, mas registrou incêndios de grandes proporções

Do 22 de agosto até esta terça-feira, 10, o estado de São Paulo já registrou 3.708 focos de incêndio. Deles, boa parte foi registrada na região de Franca, como mostram dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O sistema da entidade aponta que o município que mais sofreu com as queimadas foi Altinópolis, com 115 focos, 27 a mais do que Pitangueiras, segunda colocada. Os incêndios de Altinópolis representam pouco mais de 3% de todos os detectados no Estado.

Ainda dentro do top-5, aparecem Olímpia e Sertãozinho, com 70 e 63 focos, respectivamente. Pedregulho, com 55, e Patrocínio Paulista, com 47 registros, também figuram entre os dez primeiros colocados.

Franca aparece bem abaixo de outros municípios, com sete pontos de queimadas. A quantidade é a mesma registrada por outras cidades do entorno, como Cristais Paulista e Ituverava.

Situação atual

Atualmente, os sistemas do Inpe mostram focos de incêndio em Pedregulho, Altinópolis, Patrocínio Paulista, Igarapava e Guará. A situação mais preocupante é a de Pedregulho, que tem nove pontos de queimadas ativos.