11 de setembro de 2024
PREVISÃO

Alerta máximo em Franca: baixa umidade, calor e risco de queimada

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Bruna Gois/GCN
Céu visto da rodovia Cândido Portinari, em Franca

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho (grande perigo) para baixa umidade do ar e ondas de calor em Franca

O aviso para baixa umidade do ar tem duração até as 18 horas desta terça-feira, 10, podendo chegar a 12%. A condição traz “grande risco de incêndios florestais e à saúde”, como doenças pulmonares e dores de cabeça. O instituto recomenda que a população se hidrate, use hidratante na pele, umidifique o ar, evite bebidas diuréticas e exposição ao sol nas horas mais quentes.

Já para as altas temperaturas, o alerta segue em vigência até sexta-feira, 13, com termômetros 5°C acima da média. A faixa vermelha cobre o Estado de São Paulo, com exceção de trechos do litoral paulista, além de outras oito unidades da federação. 

O Climatempo prevê a máxima subindo gradativamente ao longo da semana. Os termômetros registram 31°C nesta terça-feira, podendo chegar a 32°C na quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12. Subirá para 33°C na sexta-feira até atingir 34°C no sábado, 14. Os dias serão marcados por sol, com algumas nuvens e sem chuva. 

Ainda segundo a meteorologia, a possibilidade de chuva cresce na segunda quinzena de setembro, chegando a 15% no dia 23, por exemplo. No entanto, até o momento, não há previsão de volume até o dia 24. 

A última pancada registrada em Franca foram os 3,6 milímetros que caíram no dia 10 de agosto. Antes disso, apenas os 7 milímetros do dia 12 de abril. Isso siginifica que a cidade enfrenta uma seca que já se prolonga há cinco meses. 

Risco de queimadas

Segundo a Defesa Civil, o alerta emergencial perde força em parte do Estado de São Paulo. É possível ver a faixa roxa deixar o litoral e a região metropolitana de São Paulo. No entanto, o aviso mais severo segue em vigência para as regiões de Andradina, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, pelo menos, até domingo, 15.