09 de setembro de 2024
MISSA DE DOMINGO

Em Franca, padre Robson reafirma inocência: ‘tudo esclarecido'

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
N. Fradique
Sacerdote participou do Hallel no sábado e neste domingo fez uma celebração emocionante o Santuário Santo Antônio

O Santuário Diocesano Santo Antônio ficou completamente lotado neste domingo, 8, com cadeiras extras colocadas na parte externa do prédio e muita gente em pé. A tradicional missa das 11 horas de domingo contou com a participação do padre Robson de Oliveira Pereira, que ministrou a palavra aos católicos ao lado do Monsenhor e Reitor do Santuário, José Geraldo Segantin, no Bairro Cidade Nova, em Franca. 

Padre Robson se tornou réu em dezembro de 2020, acusado de organização criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, mas em março de 2022 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) arquivou em definitivo a ação contra o religioso. Ele não fugiu do assunto ao ser questionado pela reportagem, dizendo que tudo foi devidamente esclarecido. (Leia mais abaixo).

O padre Robson, atualmente lotado na paróquia de Mogi das Cruzes, participou do Hallel neste sábado, 7, na cidade, e estendeu sua estadia em Franca para participar da missa no Santuário, a convite do Reitor José Geraldo. 

Ele, que já participou do Hallel outras vezes, falou da emoção de estar em Franca. “Havia cinco anos que eu não vinha ao Hallel, e a Tia Lolita sempre convidando. Agora tive essa oportunidade e também uma alegria muito grande em conhecer o Santuário Santo Antônio e, principalmente, a figura extraordinária do Monsenhor José Geraldo. Uma pessoa carismática, um líder aqui na comunidade”, disse. 

O padre convidado destacou a participação dos fiéis e do público presente. “Muito bonito a fé do povo, aquilo que eles têm no coração, eles expressam nos 'vivas', nas 'aleluias', nos 'dai graças'. Fiquei muito contente. A gente tem que rezar sempre com muita fé e foi uma celebração muito especial, muito singular”, disse o padre, que viajaria ainda neste domingo para Mogi das Cruzes. 


Após a celebração, o padre ficou por cerca de 40 minutos atendendo as pessoas e tirando fotos

“Todo lugar que eu tenho ido, tenho tido manifestações bonitas, mas como essa aqui hoje eu até me assustei um pouco, já que ontem no Hallel tinha muita gente para abraçar e abençoar. Mas eu gosto disso, as pessoas pedem bênçãos especiais, muita gente com problemas, se sentindo abandonadas e quando o padre se dispõe a isso, é cansativo, mas é uma benção que ele oferece porque ele recebeu também”. 

'Tudo esclarecido'

Padre Robson, que enfrentou processo de acusação de lavagem de dinheiro, foi afastado da igreja e retomou sua atividade há praticamente um ano, não fugiu do assunto ao ser questionado pela reportagem, dizendo que tudo foi esclarecido. “Estou muito feliz, passou-se o tempo e tudo foi bem esclarecido. Estou muito satisfeito de perceber que o povo sempre esteve comigo, rezando e sabendo da minha inocência, sabendo que eu sempre fui uma pessoa muito voltada para Deus e não para as coisas deste mundo”, respondeu. 

O processo se iniciou em 2018 e, em 2020, o padre, então reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, foi afastado após uma investigação do Ministério Público de Goiás, apontar suspeitas de um esquema de desvio milionário de dinheiro doado por fiéis à Associação Filhos do Pai Eterno, presidida por ele. Os recursos deveriam ser aplicados na ampliação da Basílica. A suspeita era de que o sacerdote havia desviado ao menos R$ 120 milhões. A denúncia foi arquivada pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça) em 2022.

Alegria para o anfitrião e para os fiéis

O Monsenhor e Reitor do Santuário Santo Antônio, José Geraldo Segantin, agradeceu a presença do padre Robson e destacou a presença do público que lotou a igreja. “Foi uma grande bênção de Deus estar aqui com o padre Robson. Ele foi convidado e aceitou prontamente, veio para o Hallel e estendeu sua estadia por mais um dia. Hoje, nós tivemos fiéis que vieram para a missa das 9h30 e esperaram a missa das 11h para não perder seus lugares aqui no Santuário”, disse. 

O Reitor do Santuário destacou que a missa foi muito alegre, festiva e participativa. “A gente percebia no olhar, nos gestos das pessoas, uma alegria muito grande. Ele busca o coração das pessoas para Deus e coloca o coração de Deus nas pessoas”.

A homilia realizada pelo padre Robson orientou as pessoas a "ouvirem mais a palavra de Deus". “Foi emocionante. Ele (padre Robson) tem muito conhecimento. Ele passa muito bem a palavra de Deus, toca no coração da gente. Ele é uma pessoa abençoada e a missa foi linda. Em algumas partes, parece que ele estava falando diretamente comigo”, disse o jovem Guilherme Bianco, 23 anos, que sempre vai ao Santuário com sua família.

Outra fiel, Ana Helena Gomes, 61 anos, que há anos frequenta o Santuário Santo Antônio, disse que a missa deste domingo recebeu um público maior e foi muito especial.

“A missa contou com a presença do padre Robson, que tem muita sabedoria. A igreja hoje está repleta, muito mais do que o normal. Foi uma missa linda.”