16 de setembro de 2024
PLANO DE GOVERNO

Mariana Negri propõe empregar ex-presos e Tarifa Zero para alunos

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 6 min
Sampi/Franca
Reprodução/Redes sociais
Candidata à prefeita de Franca pelo PT, Mariana Negri, ao lado da vice da chapa, Flávia Mildres

O penúltimo Plano de Governo analisado pelo GCN é da candidata à prefeita de Franca Mariana Negri (PT). Único nome feminino disputando o Executivo Municipal, as propostas abrangem empregar egressos (ex-presos) do sistema prisional e Tarifa Zero no transporte público para estudantes. As ideias foram distribuídas pelas 37 páginas do documento. 

O Portal GCN/Rede Sampi realiza um levantamento das propostas contidas nos Planos de Governo dos candidatos que disputam a Prefeitura de Franca nas Eleições 2024. Os documentos dos nove pré-candidatos podem ser acessados pelo público na plataforma Divulgacand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por ordem alfabética, o texto desta sexta-feira, 6, é sobre as ideias de Mariana Negri.

Ciência e tecnologia

A petista propõe Wi-Fi gratuito em praças, parques, áreas centrais, turísticas e outros pontos da cidade. O projeto é semelhante ao do ex-prefeito Gilson de Souza, que oferecia internet gratuita no Terminal Central e no Distrito Industrial, por exemplo.

Cultura transforma

Mariana quer restaurar o Colégio Champagnat, mas a candidata não detalhou o projeto nem apresentou um levantamento orçamentário. Em agosto, segundo a vereadora Lurdinha Granzotte (Republicanos), a Prefeitura de Franca iniciou um estudo para o esvaziamento do prédio histórico. O espaço não será usado como local de votação nas Eleições de 2024 devido ao risco de desabamento.

O plano aborda o fortalecimento de festas populares, citando o Carnaval de Rua, as Cavalhadas, a Parada LGBTQIA+ e outros eventos. Os tradicionais desfiles das escolas de samba não ocorrem na cidade desde 2020. Outro ponto é a restauração do Parque de Exposições "Fernando Costa" e a revitalização da Expoagro.

Direito dos animais

A candidata propõe a implantação de microchipagem gratuita e obrigatória em todos os cães e gatos do município, além do combate à criação ilegal de animais e ao comércio irregular de filhotes. Ela também aborda a proibição de práticas esportivas cruéis com animais, sem citar exemplos, e incentiva a utilização de veículos de tração não animal.

Educação para incluir e democratizar

A candidata planeja implementar um projeto de promoção de direitos nas escolas, oferecendo atendimentos com dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

Mariana pretende criar ao menos uma creche 24 horas por região da cidade, além de garantir o funcionamento em feriados e finais de semana. Assim como o concorrente Jonas Carvalho (Mobiliza), ela planeja trazer um Instituto Federal para Franca.

Esporte e lazer

Uma das propostas é aumentar o apoio ao Franca Basquete e à Francana. A petista planeja buscar parcerias privadas para reformar o estádio Lanchão, transformando-o em uma arena multiuso.

Habitação

A candidata se limitou a dizer que buscará recursos junto ao Governo Federal para a construção de moradias populares.

Infância e Juventude

Para assegurar a proteção de menores de idade, Mariana quer construir o 3º e 4º Conselhos Tutelares de Franca.

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

O plano inclui a adoção gradual da Tarifa Zero, começando pelos estudantes. A candidata pretende utilizar os recursos do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para custear os gastos.

Na área de mobilidade, o objetivo é ampliar a rede de ciclovias e criar um sistema de bicicletas compartilhadas.

Meio Ambiente e Transição Ecológica

Gradualmente, a petista pretende substituir a frota de veículos públicos por veículos elétricos.

Mulheres

Mariana afirma que, pela primeira vez na história, Franca terá 50% das secretarias chefiadas por mulheres. No entanto, cinco das nove pastas da gestão Alexandre Ferreira (MDB) já são chefiadas por mulheres, inclusive em setores importantes, como Saúde e Educação.

A petista propõe a implantação de Centros de Cuidado em Franca, oferecendo atendimento completo para mães, desde o pré-natal até o primeiro ano de vida do bebê, além de espaços de amamentação em entidades públicas.

População em situação de rua

Para oferecer moradia a moradores de rua, a candidata sugere a ampliação do programa "Moradia Primeiro", no qual o município paga o aluguel. Outros programas voltados a essa população incluem o "Consultório na Rua" e parcerias com o setor privado para oferecer empregos, visando à reinserção no mercado de trabalho.

A ampliação das vagas no Abrigo Provisório e na Casa de Passagem também está em pauta. Mariana não menciona o Centro Pop em seu plano de governo.

População LGBTQIAPN+

O plano de governo prevê a criação de um abrigo para pessoas LGBTQIAPN+ em situação de risco, a criação de um ambulatório de saúde para pessoas trans e um programa de habitação que garanta acesso a moradias seguras e acessíveis para a comunidade.

População 60+ e pessoas com deficiência

Para os idosos, está prevista a implantação do Centro Dia de Convivência. Para pessoas com deficiência, uma das propostas é a busca ativa para a inclusão de PCDs (Pessoas com Deficiência) no mercado de trabalho.

Saúde como direito e a defesa do SUS

Mariana propõe a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na região Leste, sem especificar o bairro. Está em fase de licitação a construção da UBS do Jardim Palma, projeto do atual governo. Outro tópico é a implementação de programas de telemedicina, permitindo consultas médicas virtuais, prática já adotada na rede particular.

O plano de governo também aborda a reestruturação da Rede de Atenção Hospitalar do SUS, para garantir vagas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e CTIs (Centros de Terapia Intensiva). Uma das propostas é a participação na regulação de vagas do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), com um médico regulador do próprio município. Atualmente, o órgão estadual é responsável pela liberação de leitos públicos.

A petista também quer ampliar o Programa Nacional de Imunizações para garantir uma cobertura superior a 95% da população, combatendo fake news e movimentos antivacinas.

O documento menciona a implementação do piso da enfermagem no município. O tema ganhou destaque em outubro de 2023, quando o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, afirmou que Franca recebeu o repasse governamental para cumprir a lei que determina o pagamento do piso à categoria, mas a Santa Casa de Franca negou ter recebido o valor.

Segurança alimentar e nutricional: combate à fome

A candidata planeja implementar o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Municipal, mas não detalha como será o funcionamento. Também é abordada a construção de, ao menos, um restaurante popular por região da cidade. Atualmente, Franca conta com um restaurante do Bom Prato, no Centro, projeto do Governo do Estado de São Paulo.

Tecnologia da informação e comunicação

Caso eleita, ela pretende levar internet gratuita para beneficiários do Bolsa Família, além de promover o letramento digital da população.

Trabalho

A petista promete garantir um bom relacionamento com o Sindicato dos Servidores, entidades patronais e trabalhistas. Atritos entre Alexandre Ferreira e o presidente do sindicato, Fernando Nascimento, foram comuns durante os quatro anos, especialmente nos períodos de renegociação salarial e manifestações dos trabalhadores da educação por melhores condições de trabalho.

Mariana também propõe a criação de uma política para a inclusão de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, por meio de parcerias com o setor privado.

Turismo

A candidata quer investir no turismo esportivo e religioso, além de elaborar um Plano Municipal de Turismo e incentivar a oferta de voos no aeroporto de Franca.