As praças de pedágios de Jaboticabal e Itápolis passam a operar no sistema free flow nesta quarta-feira, 4. A cobrança da tarifa será feita automaticamente. Câmeras, antenas e sensores realizam a leitura e identificação dos veículos. Os motoristas não precisam parar e colocar em marcha lenta. Foram investidos R$ 17,5 milhões na modernização, como parte do Programa Siga Fácil SP.
Em Jaboticabal, a praça está localizada no km 110 da rodovia, enquanto em Itápolis está no km 179. A melhoria faz parte de um contrato firmado entre a concessionária EcoNoroeste, Governo do Estado de São Paulo e Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
Não há mudanças para os motoristas que já utilizam tags em seus veículos para realizar o pagamento. Usuários sem o dispositivo que passarem pelo sistema automático de cobrança terão a placa e o veículo identificados pelas câmeras do pórtico, gerando uma guia de pagamento.
O pagamento deve ser efetuado em até 15 dias nos canais disponibilizados pela concessionária. As opções são: aplicativo da concessionária (IOS e Android); pelo WhatsApp 0800 326 3663; e Presencialmente nos Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera como infração grave o não pagamento da tarifa do pedágio, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação por evasão.
O planejamento é que, de forma gradual, as cobranças automáticas sejam implantadas em todas as praças de pedágio sob concessão da EcoNoroeste até 2030.