03 de setembro de 2024
INCÊNDIOS

Fogo assusta região de Pedregulho; FAB vai combater chamas

Por Corrêa Neves Jr e Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp/GCN
Chamas tomam serra na região de Pedregulho: moradores têm ajudado no combate ao incêndio

Os focos de incêndio se multiplicaram nos últimos dias na região de Pedregulho (SP) e têm provocado medo e angústia nos moradores, especialmente de sítios e fazendas da Vila Santa Luzia e do Alto Lajeado. As áreas ficam distantes 27 km de Pedregulho, próximos ao Estreito.

Marisa Aparecida Rodrigues mora com o marido, dois filhos e a sogra num sítio da região. Emocionada e com a voz embargada, Marisa disse no final da noite desta segunda-feira, 02, em entrevista ao portal GCN/Sampi, que foram feitos vários chamados ao Corpo de Bombeiros, mas que teriam recebido a informação de que a viatura disponível precisava ficar em Franca. Um caminhão-pipa teria sido enviado e ajudado no combate às chamas, que está sendo feito principalmente por moradores, convertidos em brigadistas.

“O fogo queimou toda a serra aqui. Foi muito feio. Agora o fogo desceu e eles (os moradores) estão combatendo, olhando árvores para tentar evitar que se espalhe mais ainda”, disse. “Mas já está mais baixo. Onde as chamas estão altas, nem adianta os bombeiros, porque não dá para chegar”, explicou.

O sargento Juliano, do Corpo de Bombeiros de Franca, confirmou que há mais de uma semana há registros diários de focos de incêndio naquela região. Ainda segundo o bombeiro, equipes são enviadas diariamente para o combate às chamas. Ele também confirmou que voluntários e funcionários de usinas da região têm ajudado na luta contra os incêndios.
 
Há previsão de que uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) se junte na manhã desta terça-feira, 03, aos esforços de combate aos focos de incêndio.