Os municípios do entorno de Franca têm, nesta quinta-feira, 29, nove focos de incêndio ativos. Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que realiza um monitoramento em tempo real.
A maioria das queimadas se concentra em Altinópolis, perto da divisa com a cidade mineira de São Sebastião do Paraíso. Ao todo, são seis pontos. Há, ainda, outros três focos: dois entre Pedregulho e Igarapava e um em São Joaquim da Barra.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Franca, também existe um outro espaço de vegetação atingido por fogo neste momento. Trata-se de uma área próxima da Vila do Estreito, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Não há atualizações a respeito da situação no local.
A Defesa Civil de São Paulo incluiu a região de Franca na área de alerta máximo para o risco de queimadas entre esta quinta-feira, 29, e a próxima terça-feira, 3. A partir de sábado, 31, praticamente todo o estado fica na zona roxa, considerada emergencial.
A condição propicia o aparecimento e o aumento de proporção de incêndios com facilidade muito maior do que a habitual. Por conta disso, o órgão estadual avisa: “Não coloque fogo em mato. Isso é crime!”.