Uma fiscalização da Polícia Ambiental em um sitio, em Nuporanga, na região de Franca, resultou na aplicação de uma infração ambiental ao dono da propriedade com um multa no valor de R$ 21.150,00.
A polícia informou que a atuação se deu ao cumprimento de atendimento de foco de queimada captado por satélite do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) na Operação São Paulo Sem Fogo.
De acordo com a ocorrência, uma testemunha declarou que a origem do incêndio foi em local diverso da propriedade, que se iniciou às margens da rodovia vicinal São José da Bela Vista a Nuporanga.
O fogo consumiu cultivo canavieiro e área de vegetação nativa secundária do bioma cerrado, fisionomia florestal cerradão em estágio inicial de regeneração natural, situado em APP (Área de Preservação Permanente) de um curso d’água natural com largura inferior a 10 m.
O dono da propriedade foi enquadrado como responsável pela omissão por danificar 0,94 hectare de vegetação nativa em área de preservação permanente e recebeu a infração. O aceiro limpo da propriedade estava fora do exigido, inferior a 6 metros entre a cana-de-açúcar e a área de preservação.