Dois alunos de escolas estaduais de Franca foram campeões da terceira e última fase da Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais). Eles concorreram entre 16,5 mil estudantes que já haviam sido premiados na etapa anterior e, agora, estão classificados para representar São Paulo na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Os donos das medalhas douradas de Franca são Gustavo Andrade Silva, aluno do ensino médio da Escola Estadual "Torquato Caleiro", e William Camargo Silva, estudante do ensino médio da Escola Estadual “Ângelo Scarabucci”. Os dois receberão aulas intensivas de matemática com professores especialistas em olimpíadas antes da etapa nacional.
Orgulhoso de seu resultado e ostentando outras medalhas de competições estudantis, Gustavo começou a ter interesse pelas disputas ainda pequeno, incentivado por uma professora do segundo ano do ensino fundamental.
“Ela me explicou sobre, e eu acabei me interessando e tendo o desejo de conquistar essas medalhas. Começou no quinto ano, quando participei de algumas competições e ganhei. Agora, tive a oportunidade de disputar a Omasp, estudei, tive incentivo e obtive um ótimo resultado. Quero buscar mais prêmios nacionais e internacionais”, comemorou.
William também celebrou a conquista, aproveitando para fazer ponderações a respeito do ensino da rede estadual. “Dentre as várias medidas implementadas, mudanças não muito boas que tivemos na educação do Estado, a Olimpíada estadual foi uma bem-vinda oportunidade para os estudantes interessados”.
O aluno da EE "Ângelo Scarabucci" ainda disse que a instituição teve um papel relevante, incentivando os estudantes, e destacou o esforço de quem foi premiado.
“Estou feliz com a conquista e achei a oportunidade interessante. É importante dizer também como a escola incentivou os alunos, dando mais chances para a gente. Aqueles que se dedicaram, que quiseram, se destacaram”, afirmou William.
Além dos dois estudantes, outros 37 alunos de instituições francanas levaram medalhas de prata ou bronze. A cerimônia de entrega dos prêmios vai acontecer em São Paulo.
Avaliadas pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do MEC,l (Ministério da Educação), as escolas dos dois estudantes premiados na Omasp estiveram entre as melhores colocadas do Ensino Médio de Franca, que não teve um desempenho considerado satisfatório.
Com nota 6,0, a Ângelo Scarabucci teve a melhor avaliação entre as instituições estaduais em Franca com ensino médio. A Torquato Caleiro, com 4,7, ficou na sétima posição.