25 de agosto de 2024
CAOS

Queimadas elevam consumo e Franca sofre com falta de água

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
GCN
Domingo é de faxina em Franca e torneiras secas

As queimadas que atingem a região de Franca e deixaram a cidade tomada por fumaça e fuligem na noite desse sábado, 24, se refletem nas torneiras neste domingo, 25. Há relatos de falta de água ou baixa pressão por toda a cidade. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o alto consumo afeta o abastecimento.   

Moradores dos bairros Jardim Aeroporto acordaram sem água na manhã deste domingo. Outras regiões da cidade, como Leste, Oeste e Norte, registraram que nas torneiras a água estava fraca por volta das 11h, mas a falta d'água ficou predominante na Região Sul de Franca.

As redes sociais foram tomadas por relatos. "Água da rua no Elimar está sem pressão, pouquíssimo. Como vamos fazer com essa situação de sujeira em casa?", reclamou uma moradora do bairro Jardim Elimar, região Sul de Franca.

Em bairros vizinhos, como no Jardim Aeroporto II e III, a situação era a mesma. "No Aeroporto II acabou de acabar, estamos sem água agora", relatou outra moradora.

Nas cidades de Cristais Paulista e Restinga, também foi registrada a falta de água.

Em nota, a Sabesp confirmou que a situação é reflexo das queimadas. “A Sabesp informa que Franca e Restinga registram problemas de abastecimento de água neste domingo (25/8), em razão do consumo excessivamente alto, reflexo das fuligens e sujeira provocada pelas queimadas na região neste fim de semana”.

Segundo a nota, “a Companhia trabalha com a produção máxima de água, mas o consumo está acima da média e tem ocasionado desabastecimento em vários bairros”.

A orientação é que a população faça uso consciente da água e sem desperdícios.