O atacante Estêvão será o primeiro jogador de futebol nascido em Franca a representar a seleção brasileira. Com o nome do francano incluso, o treinador Dorival Júnior divulgou, na manhã desta sexta-feira, 23, a lista com os 23 convocados que ficarão à disposição do Brasil nos dois próximos confrontos do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo, contra Paraguai e Equador. Franca também teve outras relações com a Seleção Brasileira, mas não com a principal ou com jogadores naturais da cidade.
Os compromissos serão em setembro. Contra os equatorianos, a seleção joga no dia 6, no Couto Pereira, em Curitiba, às 21h45. Depois, a delegação viaja a Assunção para duelar com os paraguaios no dia 10, às 21h.
Com apenas 17 anos de idade e já vendido ao Chelsea, da Inglaterra, Estêvão soma 33 atuações, sete gols marcados e seis assistências com a camisa do Palmeiras na temporada. A estreia dele na categoria profissional aconteceu no final do ano passado, quando foi colocado em campo por Abel Ferreira no segundo tempo do jogo contra o Cruzeiro, válido pela última rodada do Brasileirão de 2023, conquistado pelo alviverde.
Antes disso, a promessa se destacou como jogador das categorias de base do Verdão. Com facilidade para jogar contra atletas mais velhos e um controle de bola impressionante, ele participou de conquistas como a da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, quando ainda tinha só 15 anos. Fora isso, faturou dois Paulistas Sub-15, um Sub-17 e um Sub-20, duas edições da Copa do Brasil Sub-17 e o Campeonato Brasileiro Sub-17.
As boas atuações renderam ao francano a convocação para a disputa da Copa do Mundo Sub-17 e o status de principal jogador do Brasil na competição. Em cinco partidas, somou três gols e três assistências.
Antes disso, o jovem também jogou nos campos das escolinhas de futebol de Franca e se tornou destaque das categorias de base do Cruzeiro, onde, ainda com 10 anos, chegou a ser apelidado de “Messinho”, em alusão ao craque argentino Lionel Messi, e se tornou o então atleta mais jovem a assinar um acordo de parceria com a fornecedora de materiais esportivos Nike.
Apesar de Estêvão ser o primeiro jogador de Franca a ser convocado pela Seleção Brasileira, um outro atleta nascido por aqui já representou um país. E não foi qualquer representação.
Depois de ser tratado como promessa do São Paulo e construir carreira no futebol japonês, Wagner Lopes se naturalizou em 1997 e representou o Japão na Copa do Mundo de 1998, a primeira do país.
Além de se tornar o primeiro jogador de Franca a disputar o principal torneio mundial do futebol, o atacante – hoje treinador – ainda teve participação direta no primeiro gol do país oriental na competição, dando assistência para Masashi Nakayama na derrota por 2 a 1 para a Jamaica.
Francano, Silvinho foi um jogador de destaque no cenário brasileiro durante o final da década de 1970 e a década de 1980. Com carreira consolidada no Internacional, de Porto Alegre, o atacante, hoje com 65 anos, representou o Brasil em duas competições, as Olimpíadas de 1984 e os Jogos Pan-Americanos de 1979. Não foram encontrados, porém, registros de que ele tenha jogado pela seleção principal.
Apesar de não serem francanos de nascimento, dois jogadores que têm forte relação com a cidade vestiram a camisa da seleção brasileira, desta vez a principal. Um deles é Lucas, lateral direito que jogou no Palmeiras, no Cruzeiro, no Botafogo e no Fluminense. Natural de Passos (MG), ele foi convocado e participou da conquista do Superclássico das Américas de 2012, contra a Argentina.
A família de Bernardo Silva, que atuava como volante, chegou a jogar no Bayern de Munique, da Alemanha, e representou a seleção, também tem relação com Franca, mas ele é natural de São Paulo, segundo registros encontrados.
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City)
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendel (Porto)
Zagueiros: Beraldo (PSG), Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG)
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Paquetá (West Ham)
Atacantes: Rodrygo (Real Madrid), Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City), Vinícius Junior (Real Madrid)