21 de dezembro de 2025
PIONEIRO

Estêvão é o primeiro francano convocado à seleção brasileira

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/Redes Sociais
Estêvão comemora gol em partida com a seleção brasileira de base

O atacante Estêvão será o primeiro jogador de futebol nascido em Franca a representar a seleção brasileira. Com o nome do francano incluso, o treinador Dorival Júnior divulgou, na manhã desta sexta-feira, 23, a lista com os 23 convocados que ficarão à disposição do Brasil nos dois próximos confrontos do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo, contra Paraguai e Equador. Franca também teve outras relações com a Seleção Brasileira, mas não com a principal ou com jogadores naturais da cidade.

Os compromissos serão em setembro. Contra os equatorianos, a seleção joga no dia 6, no Couto Pereira, em Curitiba, às 21h45. Depois, a delegação viaja a Assunção para duelar com os paraguaios no dia 10, às 21h.

Com apenas 17 anos de idade e já vendido ao Chelsea, da Inglaterra, Estêvão soma 33 atuações, sete gols marcados e seis assistências com a camisa do Palmeiras na temporada. A estreia dele na categoria profissional aconteceu no final do ano passado, quando foi colocado em campo por Abel Ferreira no segundo tempo do jogo contra o Cruzeiro, válido pela última rodada do Brasileirão de 2023, conquistado pelo alviverde.

Antes disso, a promessa se destacou como jogador das categorias de base do Verdão. Com facilidade para jogar contra atletas mais velhos e um controle de bola impressionante, ele participou de conquistas como a da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, quando ainda tinha só 15 anos. Fora isso, faturou dois Paulistas Sub-15, um Sub-17 e um Sub-20, duas edições da Copa do Brasil Sub-17 e o Campeonato Brasileiro Sub-17.

As boas atuações renderam ao francano a convocação para a disputa da Copa do Mundo Sub-17 e o status de principal jogador do Brasil na competição. Em cinco partidas, somou três gols e três assistências.

Antes disso, o jovem também jogou nos campos das escolinhas de futebol de Franca e se tornou destaque das categorias de base do Cruzeiro, onde, ainda com 10 anos, chegou a ser apelidado de “Messinho”, em alusão ao craque argentino Lionel Messi, e se tornou o então atleta mais jovem a assinar um acordo de parceria com a fornecedora de materiais esportivos Nike.

Francano na Copa do Mundo de 1998

Apesar de Estêvão ser o primeiro jogador de Franca a ser convocado pela Seleção Brasileira, um outro atleta nascido por aqui já representou um país. E não foi qualquer representação.

Depois de ser tratado como promessa do São Paulo e construir carreira no futebol japonês, Wagner Lopes se naturalizou em 1997 e representou o Japão na Copa do Mundo de 1998, a primeira do país.

Além de se tornar o primeiro jogador de Franca a disputar o principal torneio mundial do futebol, o atacante – hoje treinador – ainda teve participação direta no primeiro gol do país oriental na competição, dando assistência para Masashi Nakayama na derrota por 2 a 1 para a Jamaica.

Silvinho

Francano, Silvinho foi um jogador de destaque no cenário brasileiro durante o final da década de 1970 e a década de 1980. Com carreira consolidada no Internacional, de Porto Alegre, o atacante, hoje com 65 anos, representou o Brasil em duas competições, as Olimpíadas de 1984 e os Jogos Pan-Americanos de 1979. Não foram encontrados, porém, registros de que ele tenha jogado pela seleção principal.

Não são francanos, mas...

Apesar de não serem francanos de nascimento, dois jogadores que têm forte relação com a cidade vestiram a camisa da seleção brasileira, desta vez a principal. Um deles é Lucas, lateral direito que jogou no Palmeiras, no Cruzeiro, no Botafogo e no Fluminense. Natural de Passos (MG), ele foi convocado e participou da conquista do Superclássico das Américas de 2012, contra a Argentina.

A família de Bernardo Silva, que atuava como volante, chegou a jogar no Bayern de Munique, da Alemanha, e representou a seleção, também tem relação com Franca, mas ele é natural de São Paulo, segundo registros encontrados.

Os convocados

Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City)
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendel (Porto)
Zagueiros: Beraldo (PSG), Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG)
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Paquetá (West Ham)
Atacantes: Rodrygo (Real Madrid), Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City), Vinícius Junior (Real Madrid)