O Programa Municipal de Insumos convoca cerca de 1,9 mil pacientes para a troca dos seus aparelhos de uso diário. Podem ser trocados os glicosímetros, tiras para aferição de glicemia, lancetadores e lancetas. Todos são distribuídos gratuitamente. O cadastro no programa deve ser realizado dentro dos critérios específicos regidos pelo protocolo do município.
A ação é realiza em parceria entre a Secretaria de Saúde de Franca e a Casa do Diabético.
A partir de agosto, os atendimentos são feitos também aos sábados, com média de 150 pacientes. Os pacientes podem procurar a Casa do Diabético para fazer o agendamento e receber as orientações dos equipamentos a serem substituídos. O atendimento envolverá o processo de substituição dos glicosímetros para todos os usuários cadastrados.
A coordenação da Casa do Diabético afirma que os glicosímetros são equipamentos fundamentais e de extrema importância para a saúde e o bem-estar dos usuários, permitindo o monitoramento dos níveis de glicose no sangue.
Ambulatório de referência municipal, o serviço de Endocrinologia de Franca (Casa do Diabético) é especializado em tratamento de patologias do sistema endocrinológico, sendo eles a Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2, hipotireoidismo, hipertiroidismo e entre outras alterações tireoidianas hipofisárias.
A média são 1,2 mil consultas por mês entre diversos profissionais. São mais de 12 mil dispensação de insulinas regular e NPH (Protamina Neutra e Hagedorn), conhecida como um tipo de insulina humana utilizada no tratamento da diabetes que contrariamente à insulina comum, com uma ação prolongada entre 4 a 10 horas para fazer efeito, a duração chega até 18 horas, na apresentação de frascos e canetas.
A Casa do Diabético fica localizada na rua Dionísio Facioli, 138, Vila Industrial, região Central de Franca, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.