23 de agosto de 2024
MUDANÇA

Escola no Jardim Paulista fica de fora das Eleições 2024

Por Higor Goulart | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Escola no Jardim Paulista está em reforma; eleitorado será transferido para unidade no Jardim Piratininga

Com reformas em andamento, a Escola "Profª Carmem Nogueira Nicácio" não receberá as Eleições Municipais 2024. A unidade, localizada no Jardim Paulista, conta em média com 2 mil eleitores inscritos. Segundo a 46ª Zona Eleitoral de Franca, o eleitorado será transferido para a Escola "Prof. Dr. Rubens Zumstein", no Jardim Piratininga.

A transferência é temporária e visa a garantir acessibilidade aos eleitores durante o 1º turno. Em caso de 2º turno, o local se mantém. “O 'Carmem Nogueira' passa por uma reforma, que vem impedindo o acesso total à população”, explicou Marcelo Queiroz, chefe do cartório da 46ª ZE.

Ainda de acordo com Queiroz, a unidade no Piratininga já recebe as eleições há alguns anos. No entanto, a adição de mais 2 mil eleitores não deve atrapalhar no andamento das votações do eleitorado já inscrito na unidade.

A Escola Municipal "Prof. Dr. Rubens Zumstein" está localizada na rua Paulo Vieira da Silva, 2.321, Jardim Piratininga.

O 1º turno das Eleições Municipais está marcado para 6 de outubro. Em caso de 2º turno, os eleitores retornam aos locais de votação no dia 27 de outubro.

Em Franca, nove candidatos disputam a Prefeitura. São eles: Alexandre Ferreira (MDB), atual prefeito; Alexandre Tabah (Novo); Dr. Ubiali (PSB); Guilherme Cortez (PSol); João Scarpanti (PCO); João Rocha (PL); Jonas Carvalho (Mobiliza); Mariana Negri (PT); e  Tito Flávio (PCB).

Champagnat

O caso de transferência de eleitores não é inédito nas Eleições 2024 em Franca. Há dez dias, o GCN/Sampi confirmou a suspensão do processo no prédio do Colégio Champagnat. Sem condições estruturais e sob risco de desabamento, a unidade não oferece segurança ao aos 5,5 mil eleitores, que foram transferidos para a unidade 1 da Uni-Facef, na avenida Major Nicácio.

Será a primeira vez que a unidade 1 da Uni-Facef recebe as eleições. Nas últimas semanas, o local recebeu visitas dos servidores do Cartório Eleitoral e foi considerado adequado para a transferência.

Queiroz, no entanto, ressalta que a alternativa é temporária e existe a expectativa de que o Champagnat volte a receber as Eleições em 2026.