27 de novembro de 2024
AMBIENTAL

Francano multado em R$ 18 mil por maus-tratos e aves em gaiolas

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Morador confessou criar os animais mesmo sem autorização

Um homem foi multado em R$ 18 mil e autuado por maus-tratos pela Polícia Ambiental nesta terça-feira, 20, após ser flagrado com vários pássaros em cativeiro dentro de sua casa, na rua Pedro Miguel, no Jardim Líbano, em Franca.

De acordo com a Polícia Ambiental, denúncias apontavam que o homem mantinha os animais em situações de maus-tratos e em gaiolas. Ao chegarem à porta da residência, foi possível escutar o canto de uma ave, trinca-ferro (Saltator similis), vindo da garagem.

Os policiais questionaram o morador, que confessou criar os animais mesmo sem autorização. Durante a vistoria no imóvel, os militares encontraram várias gaiolas com canários-do-reino exóticos, uma calopsita, trinca-ferros verdadeiros, sabiás, coleiros (Sporophila caerulescens) e um bicudo (Sporophila maximiliani), todos em gaiolas individuais.

Ainda segundo a Polícia Ambiental, as aves estavam desprovidas de anilhas. Uma delas, o bicudo, está em risco de extinção.

O morador foi autuado por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão competente e por praticar maus-tratos a animais silvestres nativos.

As aves das espécies trinca-ferro e coleiro foram libertadas em seu habitat, enquanto as aves das espécies sabiá e bicudo foram encaminhadas ao Vitas (Viveiro Transitório de Aves Silvestres) para triagem e posterior destinação. As gaiolas foram destruídas.