Depois de muito tempo cultivando longas mechas de cabelo e a ideia de doá-las a crianças com câncer, a garotinha Mirelle, de sete anos, conseguiu colocar o plano em prática. Ela doou as madeixas na última quarta-feira, 14, ao Hospital do Câncer de Franca.
A ação, motivo de muita emoção para os familiares e de inspiração para pessoas que acompanharam a história, surgiu a partir de um outro ato solidário. Em um vídeo assistido pela pequena francana em 2023, uma criança doava seu cabelo a pacientes com câncer, o que despertou nela a vontade de fazer o mesmo.
O corte de cabelo, inicialmente agendado para o final da segunda semana de agosto, precisou ser reagendado para o meio desta semana, já que Mirelle teve febre. O tempo de espera aumentou, mas em nada diminuiu o ânimo dela ao concluir a doação.
“Eu estou muito feliz por ter levado o meu cabelinho para as criancinhas. Elas também ficaram felizes por ficarem com cabelinho”, disse a garotinha, minutos depois de sair da instituição, já com o estilo de cabelo mais curto.
Definida pela avó como uma menina de jeito doce e carinhosa, Mirelle emocionou a toda a família no momento de solidariedade. Eles foram recebidos por coordenadores do hospital voltado para tratamentos de câncer, que explicaram como funciona o processo de confecção das perucas. A garotinha ficou encantada com tudo e fez questão de tirar fotos lá.
“Ela não ficou satisfeita em fazer só uma doação. A Mirelle falou para a coordenadora de lá que vai deixar o cabelo crescer mais uma vez para voltar a doar”, contou Diana Prado de Toledo, avó da pequena.
Além do gosto por ajudar outras pessoas, Mirelle, nutre, ainda, hábitos como o apreço pela música e a fé religiosa. Aos sete anos de idade, ela gosta muito de ir à escola e, nas horas vagas, pega seu violão para praticar o toque.
“Ela queria muito esse violão, e a gente comprou. Agora, quer aprender a tocar, mas já brinca com ele do jeito dela. Ela ama a Ana Castela e o Gusttavo Lima. O sonho da Mirelle é ser cantora”, contou Diana.
A avó também diz que a menina se apega em Nossa Senhora Aparecida para continuar em busca de seus sonhos e vontades. “Ela é uma criança muito especial. Tem muita fé em Nossa Senhora. Pede e agradece por tudo que acontece na vida dela. Ela é incrível. Eu tenho muito orgulho dela”.