Franca superou a meta nacional na qualidade do ensino fundamental oferecido aos estudantes dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e finais (do 6º ao 9º), segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) nessa quarta-feira, 14. Por outro lado, assim como o país, o resultado foi abaixo no ensino médio.
No país, 21 escolas públicas conseguiram nota 10, sendo todas da região Nordeste: uma em Pernambuco, cinco em Alagoas e 15 no Ceará. É a primeira vez que o Ideb dá nota máxima a uma instituição. Na avaliação passada, o máximo atingido foi 9,9.
“Esse é o mais importante indicador educacional da educação básica no nosso país, já que ele mede os resultados e a efetividade das nossas políticas públicas nesta etapa de ensino”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
O Ideb é formado pelos dados de aprovação dos alunos, com a média de desempenho nas provas. As notas variam de 0 a 10 pontos. "Ele funciona como um norte para as tomadas de decisões na educação básica, determinando o que deve ser melhorado no ensino e garantindo que a construção dos programas e das iniciativas seja feita de forma a assegurar o atendimento das necessidades da população”, completa.
No ensino fundamental anos iniciais, que compreende do 1º ao 5º ano, Franca recebeu nota 7 – exatamente 1 ponto a mais que a meta e a média nacional de 6 pontos. O resultado melhorou em 0,5 em comparação aos 6,5 pontos recebidos em 2021. Por outro lado, segue abaixo em relação a 2015 e 2019, quando obteve 7,1, além dos 7,2 conquistados em 2017 – sendo o melhor resultado do município na série histórica.
Franca recebeu média de 7,04 em Língua Portuguesa e Matemática em 2023 pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O Ideb apontou a EMEB “Profª Christiane Dezuani Dias de Oliveira”, no bairro Vila Real, como a melhor escola nos anos iniciais ao atingir 8 pontos.
O município teve 5,6 pontos no ensino fundamental anos finais, de 6º ao 9º ano, pelo terceiro levantamento consecutivo, sendo o melhor resultado da cidade. A nota coloca Franca à frente da média nacional, que é de 5 pontos, e superior aos 5,5 de meta nacional.
Na avaliação de Português e Matemática, o resultado foi de 5,69 pontos. Nesta classificatória, a Escola Estadual “Jerônimo Barbosa Sandoval”, na Vila Nicácio, liderou com 6,7 pontos.
Franca, assim como o Brasil, ficou abaixo dos 5,2 de meta para o ensino médio, do 1º ao 3º colegial. O município de 352 mil habitantes não registrou progresso e segue estacionado com 4,5 pela terceira pesquisa seguida. Já no país, o resultado foi ainda pior: 4,3 pontos.
A Escola Estadual “Ângelo Scarabucci”, na Vila Scarabucci, foi a primeira colocada disparada ao receber 6 pontos. Apenas a Escola Estadual “Mário D’Lia” também atingiu a meta em Franca.