A nova sede do Fórum Trabalhista de Franca, no bairro Cidade Nova, em Franca, será inaugurada nesta sexta-feira, 16, às 11h, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O evento será comandado pelo presidente do órgão, o desembargador Samuel Hugo Lima, e contará com a presença de Eliana dos Santos Alves Nogueira, diretora do fórum e juíza titular da 2ª Vara do Trabalho local.
A solenidade, que também deve ser acompanhada por magistrados do TRT-15, servidores e autoridades da região, acontece no novo endereço da instituição, na rua José Marques Garcia, nº 675. O imóvel, cedido por aluguel, pertence ao Hospital Psiquiátrico Allan Kardec.
O prédio fica em um terreno de 2.240m², sendo 1.440m² de área construída, e conta com duas varas do trabalho, quatro salas de audiência, quatro gabinetes de juiz, um gabinete para o juiz da Divisão de Execução e um lugar específico para o Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas).
A sala de espera tem mais de 40 assentos. Nela, também existem quatro banheiros, dois deles adaptados para pessoas com deficiência. O prédio ainda tem uma sala para amamentação, equipada com poltrona especial, descanso para os pés e trocador.
“Precisávamos urgentemente de um novo espaço, porque o anterior estava totalmente inadequado. Houve muita dificuldade em localizar um imóvel condizente. Estamos muito felizes com esta inauguração. A nova casa da Justiça trabalhista em Franca prioriza o conforto, a segurança e a acessibilidade, como deve ser”, ressalta o presidente do Tribunal, Samuel Hugo Lima.
O Fórum Trabalhista de Franca atende também outros oito municípios: Cristais Paulista, Itirapuã, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista. Ao todo, são 420 mil pessoas atendidas, conforme o censo de 2022 do IBGE/Cidades.
Em 2023, foram 7.574 processos ajuizados, 27,18% a mais do que em 2022, quando foram 5.955. Ações, foram 5.857 solucionadas no ano passado, um aumento de 21,36% em comparação com as 4.826 de 2022.