Professores da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Sueli Contini Marques, no Jardim Tropical, em Franca, têm vivido uma situação complicada. De acordo com a denúncia de uma mãe de aluno, os profissionais precisam comprar todas as folhas de sulfite onde serão impressos documentos e materiais de atividades.
“É verdade. Em uma reunião de pais na semana passada, a professora falou que teve de levar folhas de casa para as crianças fazerem presentes de Dia dos Pais e para imprimir boletins escolares”, contou a mulher, que é mãe de um estudante de dez anos e prefere não ser identificada.
Ela também afirma que o desabastecimento do material na Sueli Contini não é de agora. “A professora vem falando que tem precisado comprar as folhas desde a primeira reunião do ano”.
A Prefeitura de Franca foi procurada pelo portal GCN/Sampi para esclarecer a situação. Por meio da Secretaria da Educação, a administração municipal informou que a escola não pode, “em nenhuma hipótese, solicitar recursos aos professores para a compra de materiais”.
“No início do ano, foram entregues os itens de uso coletivo em todas as escolas municipais. Há um cronograma de entrega pré-estabelecido durante o ano. Caso seja necessária a reposição fora das datas, as unidades escolares são orientadas a solicitarem ao Almoxarifado”, diz a nota da pasta, que ainda informa que, em setembro, haverá uma nova entrega de materiais coletivos em todas as escolas da rede municipal.