13 de agosto de 2024
METEOROLOGIA

Sem chuva, frio se intensifica e previsão é de geada em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Ligia Cardoso
Avenida Armando de Sales Oliveira nesta segunda-feira

Franca, aos poucos, sente os efeitos do inverno após 120 dias de estiagem e altas temperaturas. Neste domingo, 11, a cidade registrou a menor temperatura de 2024: 6,6°C, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Com previsão de que o frio continue nos próximos dias, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de geada nesta terça-feira, 13. 

A mudança do panorama da cidade começou no sábado, 10, com 4 milímetros e mínima de 8,6°C. O volume não foi suficiente para alavancar a umidade do ar, que permaneceu abaixo dos 60% considerados como mínimo ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

O Inmet publicou um aviso de perigo para baixa umidade, prevendo oscilação de 12% a 20% nesta segunda-feira, 12, podendo causar “risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”. Já a temperatura deve subir ao longo da tarde, atingindo 23°C. No período da noite, cai até chegar em 12°C às 22 horas. A mínima foi de 8,9ºC.

A mínima prevista é de 9°C e máxima de 23°C nesta terça-feira. O instituto alerta para perigo potencial de geada, podendo causar leves perdas em plantações na região. A faixa amarela atinge a costa Leste do Estado de São Paulo e o Sul de Minas Gerais. Com ventos atingindo até 23 km/h, aumentando a sensação de frio, não há previsão de chuva. 

O Climatempo prevê “mudança brusca de temperatura” na quarta-feira, 14, quando a oscilação será de 11°C a 28°C. O tempo esquenta na quinta-feira, 15, com mínima de 15°C e máxima de 30°C. O período será marcado por “sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens”. As temperaturas seguem as mesmas na sexta-feira, 16. 

Não há expectativa de chuva para Franca até o dia 26 de agosto. A média climatológica para o oitavo mês do ano é de 21,6 milímetros. Volume que em 2023, por exemplo, ficou 17% abaixo. Na época, caíram 18 milímetros.