12 de agosto de 2024
ELEIÇÕES 2024

GCN e Acif apresentam regras do debate; candidatos elogiam

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 6 min
Sampi/Franca
Corrêa Neves Jr., diretor do Portal GCN, apresenta regras do debate a representantes e candidatos a prefeito de Franca

O Portal GCN, afiliado à Rede Sampi, oficializou na tarde de sexta-feira, 9, as datas das sabatinas e debates com os candidatos a prefeito de Franca nas Eleições 2024. A iniciativa é uma parceria entre o GCN e a Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com apoio da Rádio Difusora AM 1030 kHz e do MVB Advogados.

A reunião no auditório da Acif contou com a participação de representantes de todos os nove candidatos a prefeito de Franca. São eles: Alexandre Ferreira (MDB), Alexandre Tabah (Novo), Dr. Ubiali (PSB), Guilherme Cortez (PSol), João Rocha (PL), João Scarpanti (PCO), Jonas Carvalho (Mobiliza), Mariana Negri (PT) e Tito Flávio (PCB).

A série de sabatinas abre a programação de encontros com os candidatos. As entrevistas acontecem ao vivo, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, das 11h10 às 12 horas, nos estúdios da Difusora, no bairro São José. Haverá transmissão pela rádio, pelo portal e suas redes sociais. Confira as datas, estabelecidas em sorteio realizado na tarde de sexta-feira e avalizadas por todos os representantes de campanha:

Primeira semana de Sabatinas
26 de agosto, segunda-feira: Alexandre Tabah (Novo)
27 de agosto, terça-feira: Jonas Carvalho (Mobiliza)
28 de agosto, quarta-feira: Mariana Negri (PT)
29 de agosto, quinta-feira: Tito Flávio (PCB)
30 de agosto, sexta-feira: Alexandre Ferreira (MDB)

Segunda semana de Sabatinas
02 de setembro, segunda-feira: Guilherme Cortez (PSol)
03 de setembro, terça-feira: João Scarpanti (PCO)
04 de setembro, quarta-feira: João Rocha (PL)
05 de setembro, quinta-feira: Dr. Ubiali (PSB)

Debates fecham a corrida eleitoral em Franca

Tradicionalmente, o GCN promove os debates no último dia permitido pela legislação eleitoral. No 1° turno, o encontro dos candidatos está marcado para quinta-feira, dia 3 de outubro, das 20h às 23h. O evento é a última oportunidade de os candidatos manifestarem suas ideias para os 248.525 eleitores de Franca, que irão às urnas três dias depois, no domingo, 6 de outubro.

O debate do 1° turno será dividido em cinco blocos. O primeiro é a apresentação, onde cada candidato terá 1 minuto para as considerações iniciais. No segundo bloco, os jornalistas realizam perguntas para os candidatos, com direito a tempo de resposta, comentário de um adversário e réplica.

Nos blocos seguintes, dois "prefeitáveis" se enfrentam na arena a cada rodada, com cinco minutos por embate. As perguntas entre os candidatos são livres. Por fim, no bloco final, acontece o encerramento, onde cada candidato tem 1 minuto e 30 segundos para suas considerações finais. A previsão é que o debate dure três horas.

Em caso de 2º turno, o GCN também promove o debate entre os dois candidatos finalistas, no dia 25 de outubro, uma sexta-feira, das 20h às 22h, último prazo permitido pela Justiça Eleitoral.

Em ambos os debates, eventuais pedidos de direito de resposta serão arbitrados por uma comissão independente, formada por advogados do escritório MVB. A decisão da comissão é soberana e final.

Os dois encontros serão transmitidos ao vivo pelo portal GCN e seus canais no Instagram, Facebook e Youtube, além da rádio Difusora.

A importância da parceria GCN e Acif

Os debates promovidos pelo GCN são fruto de uma parceria inédita com a Acif. O diretor do portal GCN, Corrêa Neves Jr., ressaltou a importância da iniciativa para o processo democrático e para a formação da convicção de voto do eleitor.

“Todas as nove coligações que têm candidatos disputando estiveram presentes na reunião com suas coordenações de campanha. Foi um processo muito democrático, onde a gente pôde apresentar como vão funcionar os debates e as sabatinas”, destacou Jr. “É também uma parceria muito exitosa com a Acif, a que eu agradeço demais através do presidente Fernando Rached Jorge, já que garante as condições necessárias para a realização de um trabalho sério, profissional, e que vai ajudar o eleitor a tomar a sua decisão”, completou.

A Acif será responsável pela infraestrutura do evento, que será realizado na sua sede. “Um passo muito importante para o processo democrático eleitoral na cidade de Franca, com essa parceria com o GCN, onde a gente propõe um ambiente de diálogo e de respeito. A gente espera que cada candidato traga à população de Franca as suas propostas para que o eleitor possa realmente escolher o melhor”, disse o presidente da entidade, Fernando Rached Jorge.

Apenas na organização e realização do debate estarão envolvidos cerca de 100 profissionais. São editores, repórteres, produtores de vídeo, operadores, seguranças e staff de apoio.

Equipes de campanha têm expectativa alta

Os formatos adotados para a realização das sabatinas e debates agradaram os representantes dos candidatos à Prefeitura de Franca.

“Foi uma excelente iniciativa do GCN/Sampi e, também, da Acif. Tenho certeza de que vai contribuir muito para o processo eleitoral, e não tenho dúvidas que tanto os debates, quanto as sabatinas, vão levar a população a conhecer melhor os candidatos. Com isso, quem ganha é o município”, afirma o presidente do PL, Adriano Reis Pessoni, que representou a chapa liderada por João Rocha na reunião.

“O Guilherme (Cortez) é muito bom de fala, todo mundo que o conhece, sabe. Ele é muito bom. Com certeza, todo mundo vai gostar bastante de ver e vai se animar com ele, porque se tem uma coisa que ele sabe fazer, é isso”, comemorou a presidente do PSol, Isabella Uehara, que participou do encontro em nome de Guilherme Cortez.

"As regras ficaram claras. O PSB, a candidatura do Dr. Ubiali a prefeito e do Gilson de Sousa Jr. a vice-prefeito, está muito satisfeito. Acreditamos que vai ser um momento oportuno para que as pessoas possam ouvir as propostas de cada um dos candidatos e verificar que a candidatura do Dr. Ubiali está preparada para governar Franca pelos próximos quatro anos", disse o coordenador da campanha do PSB, Marcos Ferreira, que representou o médico Marco Aurélio Ubiali na reunião.

“O debate é uma ferramenta fundamental, importante e decisiva no processo eleitoral. O eleitor fica na expectativa. Então, daí a importância disso, e a importância de nós, que estamos no processo, valorizarmos o esforço, o empenho e a dedicação que a Acif e o GCN estão dando para que isso seja realidade aqui em Franca também”, destacou Fernando Baldochi, que participou representando o prefeito e candidato à reeleição, Alexandre Ferreira.

“Sempre muito ricos os debates. A gente participa ativamente desde a eleição de 2008. É um momento que a gente consegue confrontar as posições políticas, os projetos, as possibilidades e as necessidades da cidade. É um momento que eu sempre julgo fundamental para a decisão do eleitor”, pontua Tito Flávio, pelo PCB, ele mesmo um dos nove nomes que disputam a Prefeitura de Franca.

“Cada candidato enxerga de um jeito a cidade, seus problemas e, principalmente, como resolver esses problemas. As sabatinas e os debates são momentos muito importantes para os candidatos”, avaliou José Eduardo Davi, coordenador de campanha do PT, que representou no encontro a candidata Mariana Negri.

"Toda a população da Franca precisa conhecer melhor todas as opções que temos nessas eleições. No meu caso, quero me apresentar exatamente como sou, me considero um excelente administrador e empreendedor, e, principalmente, durante a sabatina que faremos em 26 de agosto, como o primeiro sorteado para essa série no GCN/Sampi e Rádio Difusora. Pelo menos no sorteio, já estou em primeiro lugar", disse Alexandre Tabah, que concorre pelo Novo.

"Achei que foi muito bem explicadas todas as etapas, como vai proceder tanto a questão dos debates, como as entrevistas também. Achei muito interessante que todos vão ter a mesma oportunidade e o mesmo tempo, sem privilégio para ninguém. Gostei e achei bem democrática a forma como foi colocada para nós", afirmou Jonas Carvalho, candidato a prefeito pelo Mobiliza.

"Estamos usando os veículos da imprensa e esse espaço que é dado nos debates para ser a nossa plataforma", disse o assessor do PCO, Pedro Emiliano de Araújo.