Medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, Piu se garantiu entre os finalistas dos 400 metros com barreiras dos Jogos Olímpicos de Paris. A semifinal aconteceu durante a tarde desta quarta-feira, 7, no Stade de France.
Natural de São Joaquim da Barra, a cerca de 60 km de Franca, Alison dos Santos fez o terceiro menor tempo de sua bateria (47s95) e precisou torcer para ficar entre os dois melhores não classificados – na semifinal, só os dois primeiros colocados de cada uma das três baterias passam diretamente para a decisão.
Apesar de não ter se garantido na final durante o primeiro momento, Piu teve o quarto melhor tempo geral das baterias da semifinal. Ele só ficou atrás do norueguês Karsten Warholm, do francês Clement Ducos e do estadunidense Rai Benjamin.
A grande decisão da categoria acontece nesta sexta-feira, 9, às 16h45. Se subir ao pódio, Alison garante sua segunda medalha olímpica. Ele também se sagrou campeão mundial em 2022, vencendo os 400 metros com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo, em Eugene, nos Estados Unidos.