07 de agosto de 2024
GERAÇÃO DE EMPREGOS

Indústria calçadista tem alta de contratações no 1º semestre

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Abicalçados
Esperança do Sindifranca é de que os dados de exportação também melhorem na cidade, mas existem possíveis empecilhos

A indústria calçadista de Franca teve um saldo de contratações 140% maior no primeiro semestre deste ano do que no mesmo período de 2023. O crescimento acompanha o da geração de empregos na cidade, que teve alta 30%.

O número também segue a linha da produção de calçados nacional, que criou 7,65 mil vagas de trabalho, de acordo com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).

Presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão do Couto vê as estatísticas de forma animada e diz acreditar em uma melhora no panorama de confecção geral durante 2024.

“Os números dizem que contratamos mais funcionários no primeiro semestre deste ano do que no do ano passado. A produção prevista para 2024 é de 28,7 milhões de pares. Acreditamos que será melhor do que foi em 2023”, disse Brigagão.

Ainda segundo o presidente do sindicato calçadista, a esperança é de que os dados de exportação também melhorem, mas existem possíveis obstáculos. “O Japão teve um problema na bolsa de valores e é prevista uma recessão nos Estados Unidos. Espero que isso não venha a afetar o início de uma melhora das exportações em Franca. Não posso afirmar que os números bons sejam sustentáveis”.

Queda das exportações

Apesar da alta de contratações, as exportações caíram no primeiro semestre de 2024. O ComexStat - plataforma do Governo Federal – indica que Franca exportou US$ 28.350.918 (R$ 160 milhões) nos seis primeiros meses deste ano, 25,3% a menos do que no mesmo período de 2023.

Leia mais:
Geração de empregos em Franca cresce 30% no primeiro semestre.