Nove nomes oficializaram suas candidaturas para a disputa da Prefeitura de Franca nas Eleições 2024. Os partidos políticos poderiam realizar suas convenções eleitorais até esta segunda-feira, 5, a dois meses do 1° turno, marcado para o dia 6 de outubro.
Os eleitores terão uma opção a mais para votar em comparação ao número total do pleito de 2020. Na época, oito candidatos concorreram ao Executivo municipal. João Rocha (PL) e Alexandre Ferreira (MDB) são remanescentes daquela disputa, sendo que o emedebista busca sua reeleição.
Todos os partidos ou coligações optaram por realizar suas convenções antes do prazo final. Jonas Carvalho, pelo Mobiliza, foi o primeiro candidato a ser oficializado, no dia 23 de julho. Já o PCB (Partido Comunista Brasileiro) foi o último ao confirmar o professor Tito Flávio nesse domingo, 4.
As siglas devem encaminhar a documentação dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o dia 15 de agosto. Os registros podem ser enviados pela internet até às 8 horas ou entregues presencialmente nos cartórios eleitorais até às 19 horas.
A legislação prevê a apresentação obrigatória dos seguintes itens: cópia da ata da convenção partidária; autorização do filiado ao partido para incluir seu nome como candidato; prova de filiação partidária; declaração de bens; cópia do título eleitoral; certidão de quitação eleitoral; certidões criminais da Justiça (Eleitoral, Federal e Estadual); fotografia do candidato e, para candidatos aos cargos do Poder Executivo, propostas defendidas.
O Partido Liberal, por exemplo, aproveitou esta segunda-feira, 5, para providenciar os documentos solicitados pela Justiça e realizar sessão de fotos dos candidatos. A programação foi semelhante à de Jonas Carvalho.
“Por enquanto estamos aguardando a documentação ficar pronta. Estamos acabando de elaborar o plano de governo para poder anunciar”, disse o prefeitável do Mobiliza.
São estes os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Franca: