O portal GCN/Rede Sampi e a Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) vão organizar, juntos, dois debates eleitorais entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Franca. A parceria foi oficializada durante reunião na tarde da última quarta-feira, 31 de julho, na sede da entidade.
A responsabilidade editorial será do GCN, que tem ampla tradição e pioneirismo na produção e realização de debates eleitorais, com apoio da Rádio Difusora de Franca e da Rede Sampi de Notícias.
A Acif será responsável pela estrutura. Os eventos serão realizados na sede da entidade, no Centro de Franca. Haverá transmissão ao vivo pelo portal GCN e pela rádio Difusora.
O modelo seguirá o adotado na última disputa municipal, privilegiando os confrontos diretos entre os candidatos, com tempo maior e sem rigidez para réplicas e tréplicas, o que garante maior fluidez ao debate. O mediador será o jornalista Corrêa Neves Jr., que desempenhou a mesma função na última disputa municipal.
As datas dos confrontos já foram definidas. No primeiro turno, o debate será na quinta-feira, 3 de outubro, último dia permitido antes da votação, que acontece no domingo, dia 6. Caso a disputa vá para um segundo turno, o confronto final acontecerá na sexta-feira, 25 de outubro, também no último movimento da corrida eleitoral.
Todos os candidatos que tiverem sido homologados pelas convenções partidárias serão convidados para participar do debate. A legislação eleitoral exige a presença apenas dos candidatos que pertençam a partidos ou coligações que tenham mais de 5 congressistas, mas a decisão do GCN e da Acif é por garantir o direito de participação de todos os candidatos.
Ofícios para os presidentes dos diretórios municipais dos partidos que têm candidato a prefeito serão encaminhados na terça-feira, 6 de agosto, convidando os representantes das legendas, coordenadores de campanha e também os próprios candidatos para uma reunião de apresentação do projeto, que acontecerá na sede da Acif, na próxima sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 14h30. Nesta reunião, haverá apresentação detalhada das regras do debate e também serão realizados os sorteios da ordem de entrevistas das sabatinas.
“Mais uma vez, cumpriremos nosso papel de dar voz aos candidatos, independente do partido a que pertençam, quaisquer que sejam as ideias que defendam ou a ideologia em que acreditem. Todos terão voz e vez na cobertura do GCN e da Difusora, com espaços proporcionais e ampla liberdade para que se apresentem aos eleitores”, disse o diretor do portal GCN, Corrêa Neves Jr. “Fico muito feliz pela parceria institucional com a Acif, o que vai garantir ainda maior legitimidade ao processo. Cumpriremos juntos o fundamental papel de levar ao eleitor todas as condições para que, a partir do que ouvirem dos candidatos, formem seu próprio juízo e decidam livremente quem terá a responsabilidade de governar Franca”.
O presidente da Acif, Fernando Rached Jorge, aponta a importância de estimular a escolha consciente dos eleitores a partir das propostas que serão apresentadas pelos candidatos. "A ACIF, como entidade suprapartidária e democrática, abre espaço para que o debate público aconteça em sua sede recebendo cada participante, de todos os espectros políticos, com respeito e deferência”, disse Rached Jorge. “Nosso interesse é contribuir para que o diálogo entre os candidatos e a comunidade aconteça a fim de que a escolha do futuro dirigente de Franca se dê de forma consciente e assertiva. A ACIF trabalha pelo desenvolvimento local e participar desta importante iniciativa vem ao encontro de sua missão: representar os interesses e se mover pela evolução do empreendedorismo regional, contribuindo, assim, para a geração de emprego e renda em Franca e região."