24 de julho de 2024
ELEIÇÕES 2024

Transferência temporária de eleitor pode ser feita em até um mês

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo GCN
A medida válida até o dia 22 de agosto beneficia principalmente quem estiver, por motivos específicos, longe do espaço onde votaria nas eleições de outubro

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que alguns eleitores podem pedir a transferência temporária de local de votação. A medida, válida até o dia 22 de agosto, beneficia, principalmente, quem estiver, por motivos específicos, longe do espaço onde votaria nas eleições de outubro deste ano.

A transferência é destinada a eleitores como membros das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros e das polícias federal, rodoviária federal, ferroviária federal, civil e militar, agentes de trânsito, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, trabalhadores com funções de apoio logístico nas eleições, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais que estejam em serviço, além de presos de forma provisória e adolescentes em unidades de internação.

Para pedir a alteração, o interessado precisa ir até um dos cartórios eleitorais disponíveis antes do dia 22 de agosto. Também é necessário levar um documento oficial com foto e, em alguns casos, preencher um formulário. Para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, será exigida a apresentação de laudo médico.

No caso de quem está privado de liberdade, os tribunais regionais eleitorais disponibilizarão seções em estabelecimentos penais e unidades de internação. Segundo o TSE, a medida busca assegurar o direito ao voto aos que manifestarem interesse.