27 de julho de 2024
MULTIDÃO

Evento de basquete reúne quase mil participantes em Franca

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Torneio de Basquete
Jovens jogadores disputam a bola em partida válida pelo Torneio de Basquete

A 8ª edição do Torneio de Basquete, um dos maiores eventos de base do Brasil, vai movimentar mais de 800 atletas em Franca. O campeonato faz parte da Semana do Basquete, evento oficial do calendário municipal que inclui jogos, palestras e workshops por sete dias.

Este ano, 44 equipes masculinas e femininas, divididas entre categorias sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15, participam da competição. “Estamos muito ansiosos e as expectativas são as melhores. Estarão aqui os principais meninos e meninas do basquete brasileiro”, disse Sayuri Yoshimura, coordenadora do Torneio.

Contando com desfile das equipes, juramento dos atletas, apresentações de dança e homenagens a esportistas, a abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira, 15. Nesta terça, acontecem 20 jogos, distribuídos entre ginásios como Pedrocão, AABB, Sesi, Internacional e Chuí Esportes.

Participantes

A 8ª edição do Torneio de Basquete conta com 660 atletas, 100 técnicos e mais de 50 profissionais na organização.

Participam times de cinco estados diferentes: Luso/Bauru Basket, Fluminense, Minas Tênis, Ginástico, Paulistano, Clube Vizinhança, Thalia, Foz do Iguaçu Basket, ALBA Lençóis Paulista, Hípica Campinas, Bassani Vacarini Ribeirão Preto, Tupã Basquete, Chuí Esportes, Sesi Franca, Instituto Aspa, XD School, Feac e W Coach.

Além dos duelos do campeonato em si, o evento tem atividades abertas a todos os praticantes do esporte, como o ‘48 horas de Basquete’, nos dias 20 e 21 de julho, no Pedrocão, e o ‘Torneio da Madrugada’, dia 20 de julho, também no Pedrocão.

O Torneio de Basquete de 2024 é organizado pelo Instituto Chuí, com apoio da Prefeitura de Franca, da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e de patrocinadores como Magazine Luiza, Desenvolve SP e Busa.

Iniciativas socioculturais

O evento será a primeira competição coletiva de basquete no Brasil a ser Carbono Neutro. O Instituto Chuí compensará as emissões geradas pelos deslocamentos das equipes através do plantio de árvores em áreas de reflorestamento.

A ação reflete o compromisso com questões socioambientais e a emergência climática, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Quadro do Esporte para a Ação Climática da ONU.

O plantio das mudas será feito no final do ano, visando aproveitar o período de chuvas.