16 de julho de 2024
BRASIL

Documentário sobre Bolsonaro é financiado com dinheiro público

Por Da redação | Brasil
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Documentário do Bolsonaro é financiado com dinheiro público

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) vem direcionando recursos da Cota Parlamentar da Câmara dos Deputados para o diretor de um documentário sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O cineasta Doriel Francisco, responsável pelo filme, recebeu ao todo R$ 13.938 em cinco pagamentos realizados ao longo de dois meses.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Os repasses foram registrados como despesas “típicas do exercício do mandato”, sendo descritos em notas fiscais como pagamentos para “vídeos para divulgação da atividade parlamentar” e impressão de folders. Em uma das transações, datada de 20 de junho, Frias destinou R$ 7.500 ao cineasta. Outros pagamentos incluem:

As justificativas registradas indicam que foram impressos 36.100 folders em um período de 74 dias, utilizando os serviços da produtora de filmes.

O Documentário

Intitulado “A Colisão dos Destinos”, o documentário retrata a vida de Jair Bolsonaro através de entrevistas com familiares e políticos apoiadores. Doriel Francisco, diretor do filme, afirmou nas redes sociais que “falar de Bolsonaro é falar de Deus, de pátria, de família e de liberdade”, classificando o documentário como “o trabalho mais incrível” de sua carreira.

Mario Frias é creditado pelo argumento do filme, uma explicação narrativa sobre o roteiro. Segundo ele, a produção visa retirar da esquerda “o monopólio da cultura”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou o trailer do documentário no último sábado (13/7). A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas o parlamentar afirmou que a estreia será “em breve”.

O trailer de “A Colisão dos Destinos” inclui depoimentos dos filhos e irmãos de Bolsonaro, destacando momentos como a facada que o ex-presidente sofreu durante a campanha em 2018, em Minas Gerais. Comentários dos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gil Diniz (PL-SP) também são apresentados, além de falas de Mario Frias.