As oscilações nos serviços de internet têm se tornado parte da rotina de vários francanos ao longo dos últimos dias. Nesta sexta-feira, 12, o problema continua em algumas casas.
As primeiras reclamações a respeito de instabilidade surgiram de clientes da Algar Telecom, no dia 29 de junho. O serviço foi restabelecido ainda naquele final de semana, mas a situação voltou a ser registrada nesta quinta-feira, 11.
Na casa da podóloga Marta Maria de Paula, no Santo Agostinho, a conexão foi completamente perdida. “Estou sem internet de tudo. TV, o computador... Estou usando os dados móveis. Já era para ter sido resolvido. Liguei na Algar e disseram que está tudo certo, mas não está”.
O drama de ficar sem banda larga é o mesmo vivido por Elaine Silva, do Progresso, que é cliente da mesma empresa. A internet dela não funciona desde a tarde desta quinta-feira.
“Os áudios custavam a carregar. Não ia. As conversas no WhatsApp também demoravam. Ontem, estava um caos! O wi-fi não funcionava e o 4G estava pior ainda. Teve um momento que vinha, caía, vinha e caía. O tempo todo”, contou Elaine.
Aline da Silva, do Santa Mônica, usa internet móvel da Claro e também enfrenta dificuldades. “A gente não consegue nem fazer ligações para reclamar. Começou ontem, na parte da manhã, e oscila muito. Minha sogra e uma amiga também reclamaram”.
Contatadas pelo Portal GCN/Sampi, algumas operadoras de internet e telefonia se pronunciaram. A Algar, que, nesta quinta-feira, disse que um rompimento na fibra óptica causou instabilidade dos serviços, alegou que não registrou novas falhas massivas nesta sexta-feira.
Por meio de nota, a TIM se posicionou informando que “alguns clientes podem ter enfrentado dificuldades para trafegar dados e realizar chamadas devido a um problema técnico ocorrido” na quinta-feira, mas “restabeleceu todos os serviços uma hora após o início da falha”.
A Oi, por outro lado, afirmou que “não foram identificadas falhas massivas” na região de Franca, assim como a Vivo.
A Claro não respondeu os contatos.