16 de julho de 2024
PATRIMÔNIO CULTURAL

Cavalhadas da Franca acontecem nos dias 3 e 4 de agosto

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Cavalhadas acontecem no primeiro fim de semana de agosto no Parque 'Fernando Costa'

A tradição que marca os 200 anos da cidade de Franca, as Cavalhadas da Franca prometem muita adrenalina e emoção nas apresentações que serão realizadas nos dias 3 e 4 de agosto, no Parque de Exposições "Fernando Costa", com entrada gratuita. O teatro a cavalos encena as batalhas ocorridas na Europa há mais de mil anos.

As apresentações foram declaradas patrimônio cultural de Franca, que unem história, fé, folclore e paixão.

Os preparativos estão "a todo vapor". Para surpreender cerca de 2 mil pessoas esperadas em cada dia do espetáculo, a organização já prepara os figurinos e estrutura do evento, além de realizar os ensaios com os cavalos, que ocorrem aos domingo no "Fernando Costa", a partir das 9h.

"Acompanhar as Cavalhadas é sempre um programa para toda a família, porque, além do espetáculo, sendo o nosso teatro a cavalo, temos barraquinhas com venda de comes e bebes e também brinquedos para as crianças. É o passeio de fim de semana da família francana e de toda região", relata o presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Falleiros.

O clube ressalta o convite para toda a comunidade e comenta que, neste ano, será montada arquibancada extra para o público se acomodar e assistir às encenações com mais conforto.

Enredo

As Cavalhadas retratam de forma teatral as batalhas ocorridas na Europa há mil anos entre os mouros, árabes mulçumanos e os cristãos do exército de Calos Magno. A princesa Floripes é a protagonista da história, sendo a filha do rei mouro, o Sultão de Constantinopla.

A tradição chegou ao Brasil com os portugueses durante a colonização e sofreu reinterpretações. Em Franca, as Cavalhadas são baseadas no poema "A Canção de Rolando", de origem francesa e medieval que narra a invasão dos mouros à Península Ibérica, quando foram barrados por Carlos Magno e outros reis, e começou naquele momento a reconquista daquelas terras.

"As Cavalhadas estão intrinsecamente ligadas à história da Franca. A história da cidade caminhou lado a lado com a história das Cavalhadas. Este folguedo chegou à nossa cidade em 1831 e é o maior DNA cultural de Franca. Esperamos todos para prestigiarem esse patrimônio da nossa cidade, da nossa gente e do nosso Estado”, afirmou Falleiros.

São 27 cavalos reunidos e todos ornamentados - 13 representam os mouros (trajes vermelhos) e o lado cristão (trajes azuis). O 27º cavalo é o da princesa. Ao fim do enredo, ela se converte ao Cristianismo e salva seu povo da guerra.

As Cavalhadas Online

O público que deseja conhecer mais sobre as Cavalhadas da Franca pode acessar o canal no Youtube, onde existem conteúdos de apresentações antigas e o documentário "Cavalhadas da Franca: Rumo aos 200 anos".

Serviço

O local das apresentações será o Parque de Exposições "Fernando Costa", na avenida Dr. Flávio Rocha, 500. O teatro será realizada no primeiro fim de semana de agosto - no sábado, 3, será a Cerimônia dos Encamisados e, no domingo, 4, às 14h, a batalha simbólica entre mouros e cristãos.