Moradores que utilizam os serviços da Algar Telecom ficaram sem sinal na tarde desta quinta-feira, 11. O problema começou por volta das 15h e predominou em vários pontos da cidade de Franca, inclusive no início da noite.
A empresa reconheceu que houve a falha e afirmou que o serviço estava sendo restabelecido a partir das 20h, mas muitas regiões ainda continuavam sem a internet ou com instabilidade.
A queda do sinal gerou revolta entre empresas e usuários que pagam pelo serviço. Redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram, expuseram e debatarem o assunto.
"A gente prepara os materiais para postar nas redes sociais e atrasou muito. Programas mais pesados não funcionavam e atendemos uma média de 100 clientes por dia por ligações, e-mail e WhatsApp", diz a presidente da empresa Loja Franca Brasil, Márcia Guaraldo.
A empresária afirma que por diversos momentos tentou realizar contato por telefone e WhatsApp com a Algar, mas o sinal dava como ocupado. Outros clientes afirmaram o mesmo problema.
"Hoje a internet começou com algumas quedas e depois foi se agravando, a ponto de ter que dispensar até alguns funcionários mais cedo da agência. Depois de algumas ligações, falaram de uma instabilidade grande e sem horário para retorno", relata Luiz André, presidente da Alsite Agência de Internet.
A reportagem do GCN/Sampi fez o mesmo caminho dos usuários da companhia, passando a ligar nas centrais de atendimento e entrando em contato pelo WhatsApp. As ligações não completavam e a informação era de problema na rede. Por outro lado, no WhatsApp da empresa, onde as mensagens geralmente são respostas automáticas, sequer respondia ao cliente.
"A Algar Telecom informa que um rompimento na fibra óptica causou instabilidade dos serviços em algumas localidades da área de atuação da empresa. Equipes técnicas foram acionadas imediatamente e estão trabalhando para restabelecer os serviços no menor prazo possível."