20 de julho de 2024
DESCASO DA SAÚDE

Criança de 3 anos com pedra nos rins espera cirurgia há 7 meses

Por Bruna Góis | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp/GCN
Manuela Maria Migani Teixeira: criança risonha e que gosta de brincar

Manuela Maria Mingani Teixeira, de apenas 3 anos de idade, sofre desde novembro de 2023 com fortes dores e urinando sangue. Preocupada, a mãe Franciele Mingani, 31 anos, passou a buscar atendimentos médicos constantemente para a sua filha, tendo um primeiro diagnóstico de infecção urinária.

"Menos de um mês, o caso piorou, e novamente a médica pediu novos exames. Ao ficar pronto, a médica nos encaminhou para a Santa Casa para fazer mais exames", relata a mãe.

A internação aconteceu no mesmo dia em que foi realizado o exame de tomografia, em 30 de dezembro, constatando pedras nos rins. A cirurgia não aconteceu naquele momento, porque era necessário encaminhamento para Ribeirão Preto. "Em Franca não tem urologista pediátrico", afirma a mãe.

"Uma médica encaminhou ela pra Ribeirão Preto, e a Cross negou 3 vezes". Os meses passaram, e a família aguarda por uma vaga há 7 meses. Enquanto isso, a criança chora de dor quando uma pedra se movimenta nos rins.

Outro lado

A reportagem do GCN/Sampi entrou em contato às 16h desta terça-feira, 2, com a Secretaria da Saúde de Franca e com o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), Antiga CROSS, e até o momento segue sem retorno sobre a situação de saúde da Manuela.