05 de outubro de 2024
SABESP

Câmara de Franca dá apoio a ação contra privatização da Sabesp

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Ronaldo Carvalho (à esquerda) e Gilson Pelizaro durante sessão desta terça-feira

A Frente Parlamentar da Câmara de Franca contra a privatização da Sabesp voltou a discutir o tema durante a sessão desta terça-feira, 2. A Comissão acredita que ainda há como reverter o processo de desestatização que está em andamento proposto pelo Governo do Estado.

Como forma de apoio a um movimento contrário à privatização, os vereadores aprovaram Moção de Apoio ao desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Vianna Cotrim, que acatou uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) pedido da Câmara de Guarulhos.

O vereador Gilson Pelizaro (PT), integrante da Comissão, disse que o Governo vem tratando a privatização de forma galopante. “Já tem uma vencedora da licitação. Engraçado, eu achei que iriam vir várias empresas internacionais. Só teve uma, e coincidentemente, a presidente do Conselho Administrativo da Sabesp, adivinha onde ela trabalhava? Ela era funcionária da empresa vencedora da licitação. Não tem algo estranho nessa história?", questionou Pelizaro.

O vereador disse que a vencedora da licitação não tem tecnologia na prestação de serviço. “Sabe quanto tempo faz que eles trabalham com saneamento? Dois anos. Vai tirar uma empresa com o know how internacional para entregar nas mãos de uma empresa que nem experiência com saneamento tem”, disse Pelizaro. “Existe um movimento do Estado inteiro, e uma das maneiras é apoiar esse desembargador”.

Ronaldo Carvalho (PP) lembrou que Igarapava privatizou o serviço que era executado pela Sabesp e a cidade já está sofrendo com falta de água. “Os problemas já começaram aparecer em Igarapava. Saneamento básico não se faz de um dia para outro. Não sou contrário ao Governo do Estado, mas não concordo. Não sou contrário ao prefeito, mas também não concordo com tudo que se faz”, disse Ronaldo, também membro da Comissão. O vereador acrescentou que o Ministério Público acatou uma representação contrária à privatização movida por um munícipe.

Zezinho Cabeleireiro (PSD), Donizete da Farmácia (MDB) e Della Motta (Podemos) também argumentaram durante a discussão da matéria, destacando o serviço da Sabesp em Franca e se mostrando contrários à privatização.