A premiação da 1ª Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) começou neste sábado, 29. Na região de Franca serão realizados oito eventos para prestigiar os 1.808 alunos que conquistaram as medalhas, das quais 248 são ouro, 509 prata e 1.051 bronze.
Segundo a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), 127 mil estudantes da rede estadual irão receber as medalhas. Foram classificados os 5% mais bem colocados nas provas exclusivas de matemática da Olimpíada em cada cidade.
O primeiro evento realizado em Franca foi no sábado na presença de professores e familiares, em encontro no "Pedrocão" (Ginásio "Pedro Morila Fuentes"), na região Sul da cidade.
A estudante Lívia Couto Ferreira, 15, aluna da escola Cede (EE David Carneiro Ewbank), foi uma das ganhadoras da medalha de ouro e lembra sobre o processo das provas, que começou no 1° bimestre deste ano. O incentivo que recebeu foi saber a oportunidade de passar para a segunda fase, e assim se dedicou ainda mais nas provas.
"Ser premiada foi muito gratificante, e ganhar a medalha de ouro foi um grande motivo de orgulho e alegria. Percebi que todo o esforço e dedicação nas provas, valeram a pena!", afirma a Lívia, ganhadora da medalha de ouro.
A jovem está no 9° ano, comenta gostar dos desafios acadêmicos e deseja continuar participando de outras competições. As Olimpíadas fortaleceram o seu desejo para seguir na área de exatas.
"É um sentimento de muito orgulho e felicidade. Não meço esforços para incentivá-la a continuar com a sua dedicação nos estudos e nas Olimpíadas", afirma Luana Couto, mãe da Lívia.
Além dos eventos para a entrega de medalhas, para o segundo semestre, está prevista a terceira e última etapa da Omasp, com aprofundamento do ensino de matemática e preparação para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), iniciativas voltadas aos medalhistas de ouro.