Moradores de todas as regiões de Franca que utilizam os serviços da Algar Telecom ficaram sem sinal na tarde deste sábado, 29, com um apagão da internet, que comecou por volta das 14h30. A empresa informou que houve uma falha, mas não explicou o motivo. Afirmou também que o serviço foi restabelecido, por volta das 16h, mas reconhece instabilidades pontuais.
A empresa é popular entre os francanos, e a queda do sinal gerou revolta de clientes, que foram às redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram, relatar que o problema persistia por toda a cidade de Franca.
Os clientes da Algar afirmaram que, em um primeiro momento, tentaram contato com as centrais de atendimento da empresa, mas não obtiveram sucesso.
A reportagem do GCN/Sampi fez o mesmo caminho dos usuários da companhia, passando a ligar nas centrais de atendimento e entrando em contato pelo WhatsApp. As ligações não completavam e a informação de uma notificação era de problemas na rede. Por outro lado, o WhatsApp da empresa, onde as mensagens geralmente são respostas automáticas, não respondia.
"Estamos em fase de implantação e testes de sistemas em um cliente grande e não estou conseguindo acompanhar. O ruim de tudo isso é que as empresas perdem dinheiro, não existe posicionamento do fornecedor e não vem desconto na fatura para minimizar o prejuízo", observa a empresária Letícia Midori, 34, moradora no Jardim Noêmia.
Em nota ao GCN/Sampi, no fim da tarde deste sábado, a assessoria de imprensa da Algar não explicou o ocorrido nem sua extensão. Leia:
A Algar Telecom informa que a maioria dos serviços que foram afetados pela falha, no início da tarde deste sábado, já operam normalmente, apenas casos pontuais ainda apresentam instabilidade. Os especialistas técnicos da empresa, com apoio executivo, estão mobilizados para resolver a questão no menor prazo possível.