A novela sobre a retomada dos voos comerciais no aeroporto “Tenente Lund Presotto”, em Franca, ganhou novo capítulo na segunda-feira, 24, após reunião na sede da Rede Voa, em Jundiaí (SP). Com sondagens sobre a possibilidade de a companhia aérea Azul assumir a responsabilidade de implantar linhas na cidade, o aeroporto francano segue aguardando a homologação de um equipamento de segurança pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Os vereadores Daniel Bassi (PSD) e Gilson Pelizaro (PT) tomaram café da manhã com os dirigentes da Azul e da Rede Voa, além do secretário Estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucema. O encontro serviu para discutir o futuro do aeroporto, mas, ironicamente, não contou com a participação da Gol, companhia aérea que aparece no acordo com o Governo do Estado para operar na cidade.
Segundo apurado pela reportagem, foi discutido se a Azul teria condição de assumir esta missão. A companhia anunciou no dia 28 de maio a retomada do serviço no aeroporto “Bartholomeu de Gusmão”, em Araraquara (SP). Serão quatro voos comerciais diários para Viracopos, em Campinas (SP), a partir de 14 de outubro.
Em nota, a Azul manteve o discurso de estar atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de ampliação de sua malha. No entanto, neste momento, não há previsão de voos para Franca.
Especulações de um “plano B” ganham forças em meio à falta de precisão da Gol. Em matéria publicada pelo Portal GCN/Rede Sampi no dia 5 de junho, a companhia disse que também não tinha previsão de operar voos comerciais na cidade.
Bassi revelou que o aeroporto aguarda a liberação do Papi (Precision Approach Path Indicator). O equipamento consiste em um conjunto de luzes brancas e vermelhas que auxiliam o piloto da aeronave durante sua aproximação até a pista. “A homologação desse aparelho é feito pela Anac, em contribuição com a Força Aérea Brasileia. A Força Aérea tem que fazer um voo na cidade de Franca e ver se esse Papi está homologado”, disse o parlamentar durante o uso da Tribuna Livre, na sessão da Câmara Municipal de Franca, nessa terça-feira, 25.
Pelizaro reforçou a importância da retomada dos trabalhos no aeroporto da cidade. “Chegou o momento de ter a pressão política para a coisa acontecer. Os entraves burocráticos que tivemos já estão praticamente superados. Parece que falta uma licença só para resolver o problema de vez, e as tratativas com as companhias, tanto com a Gol, quanto com a Azul, para possibilitar a retomadas destes voos”.
Também através de nota, a Voa, concessionária que administra o "Lund Presotto", informou que a Gol fez “inúmeras” visitas técnicas nas instalações em Franca. Cerca de R$ 1 milhão foi investido para atender às exigências de segurança feitas pela companhia. O acordo reeditado com o Governo do Estado prevê a retomada dos voos no 2º semestre deste ano.
“Por parte da concessionária (a Voa), existe sim o interesse em receber voos regionais, já tendo sido notificado o governo do estado, a companhia aérea, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Uma vez ocorrida essa manifestação formal da companhia aérea, os voos deverão começar em até 60 dias, com base no acordo firmado entre as partes na redução de ICMS por sobre o combustível de aviação”.
O aeroporto de Franca foi incluso no programa de redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do combustível dos aviões, iniciado pelo então governador João Doria, em 2019, que exigia a colocação de novas malhas pelas companhias aéreas que se beneficiaram do incentivo.
A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens sobre o encontro da última segunda-feira, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.
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