16 de julho de 2024
CATEGORIAS DE BASE

Copa Difusora/Taça GCN reúne talentos do futebol regional

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Lucas Faleiros/GCN
Lançamento aconteceu nessa segunda-feira, 24, na sede da Feac

Os talentos do futebol regional enfrentarão um grande desafio a partir de agosto: a disputa da Copa Difusora/Taça GCN. O campeonato será disputado por jovens nascidos entre 2009 e 2018, e terminará em novembro, o mês em que Franca completa 200 anos de história. O evento de lançamento aconteceu nessa segunda-feira, 24, na sede da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca).

O torneio será jogado por cinco categorias: sub-7 (nascidos em 2017 e 2018), Sub-9 (nascidos em 2015 e 2016), Sub-11 (nascidos em 2013 e 2014), Sub-13 (nascidos em 2011 e 2012) e Sub-15 (nascidos em 2009 e 2010). Os elencos serão designados pelas escolas de futebol infantil participantes.

A competição, que tem o apoio do Portal GCN/Sampi, será dividida em duas disputas diferentes: a Copa Difusora e a Taça GCN. Enquanto a primeira funcionará como um campeonato-base, com todos os times competindo, a segunda será um torneio eliminatório jogado entre os desclassificados até a semifinal da Copa Difusora.

Várias escolas de futebol infantil de Franca e da região foram convidadas. Para participar, cada uma precisa estar inscrita em, no mínimo, três categorias. O congresso técnico da Copa Difusora/Taça GCN acontecerá em agosto, na Casa GCN, onde serão divulgados os dados sobre o duelo de abertura e sobre os demais jogos da competição.

Fomento do esporte

Um dos organizadores do campeonato, Fabiano Pradela, falou sobre o valor sentimental da disputa. “A Copa Difusora é um resgate da história. Ela foi um dos grandes torneios de Franca nos anos 1990 e nós resgatamos essa parceria com o Grupo GCN”.

Marco Bittar, também organizador, explicou um pouco mais sobre como vai funcionar o sistema da competição. “A Copa Difusora é o pontapé inicial para todas as equipes. Jogam a Taça GCN os eliminados até a semifinal da Copa Difusora. O nosso objetivo é fomentar o futebol da região. A gente lembra, inclusive, que o Estevão, do Palmeiras, saiu dos nossos campeonatos”.

Corrêa Neves Jr., diretor do portal GCN/Sampi e da rádio Difusora, disse que vê com muita emoção e entusiasmo a retomada da história da Copa Difusora, agora num formato que contempla também a Taça GCN. “É lindo demais ver a garra e entusiasmo dos meninos, o empenho dos professores, o engajamento das escolinhas. Tenho certeza de que será uma competição que vai marcar o bicentenário de Franca”.

Participantes

Professores de várias escolas de futebol estiveram no evento de lançamento da Copa Difusora/Taça GCN e se empolgaram com a possibilidade de colocar os jovens à prova em mais um desafio.

“A gente parabeniza os organizadores pela iniciativa e fica contente. As crianças precisam praticar atividades físicas e resgatar alguns valores que foram perdidos ao longo do tempo”, disse Cláudio Silvério, professor do Centro Esportivo Dente de Leite.

A linha de raciocínio é a mesma seguida por Fábio Tadeu Cavalcante, professor do Boca Júnior de Franca. “Pra nós, a maior importância é colocar os atletas em movimento. Eles precisam estar no maior número de competições possível”.