27 de dezembro de 2025
REDE ESTADUAL

Mais de 15 mil alunos de Araçatuba participam da Prova Paulista

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Governo de SP
O teste é aplicado desde o ano passado em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio

Cerca de 15 mil estudantes da rede estadual de ensino da diretoria de ensino de Araçatuba participarão até a próxima segunda, dia 24 de junho, da Prova Paulista, avaliação bimestral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O exame é crucial para que as escolas identifiquem os alunos que necessitarão de recuperação. Em todo Estado, serão mais de 2,5 milhões alunos avaliados

Na diretoria de ensino da Região de Araçatuba, são 33 Unidades Escolares em seis municípios (Araçatuba, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso).

Já a diretoria de ensino de Birigui tem 23 escolas nas cidades Piacatu, Gabriel Monteiro, Bilac, Birigui, Coroados, Glicério, Brejo Alegre, Lourdes, Buritama e Turiúba, também terá aplicação da prova.

O teste, aplicado desde o ano passado, abrange estudantes do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Os resultados, baseados no índice de acertos, auxiliam os professores a identificar os conteúdos que foram assimilados pelos alunos.

Neste ano, a Secretaria da Educação implementou um novo processo de recuperação. Se a média dos bimestres for inferior a 5 em qualquer disciplina, o aluno deverá obrigatoriamente realizar uma nova prova para tentar recuperar sua nota. Esse exame será aplicado em 5 de agosto.

Por até duas semanas, os alunos encaminhados à recuperação terão aulas focadas nos conteúdos com maior dificuldade na Prova Paulista. As aulas de revisão ocorrerão entre 1º e 5 de julho, na última semana antes do recesso do meio do ano, e de 29 de julho a 2 de agosto, antes da prova de recuperação.