A cerimônia de inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) do City Petrópolis, em Franca, aconteceu nesta quinta-feira, 20. A unidade leva o nome de Augusto Rosa de Sousa, que se dedicava a fazer medicamentos caseiros para cura de doenças, alergias, gripes e inflamação.
A unidade é uma reinvindicação antiga da população e uma conquista política para o vereador Carlinho Petrópolis (PL). “Estamos pedindo isso há mais de 30 anos (...) não é uma conquista só minha, mas de todos! E principalmente para a comunidade que será atendida no City Petrópolis, mas também do Jardim Ipanema, Jardim Marambaia e Jardim Cambuí”, disse o parlamentar.
As obras começaram em outubro de 2022. Foram investidos R$ 2,38 milhões dos cofres públicos para atender à população do City Petrópolis, Ipanema, Marambaia, Cambuí e Recanto dos Pássaros. O atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19 horas.
A estrutura abrange almoxarifado e sala administrativa, consultório odontológico, cinco consultórios, curativo e para agentes comunitários, expurgo e esterilização, farmácia, posto de enfermagem, sala de reuniões/grupos, sala de vacina climatizada, salas de pré-consulta, vagas de estacionamento para o público e rampa de acesso para ambulâncias com área de embarque e desembarque coberta.
A população contará com agentes comunitários, assistente social, auxiliares de saúde e de limpeza, clínicos gerais, dentistas, enfermeiros, farmacêutico, fonoaudiólogo, ginecologista com atendimento uma vez por semana, psicólogo, técnicos de enfermagem e técnico de saúde bucal.
Nascido em Patrocínio Paulista no dia 8 de agosto de 1936, Augusto Rosa de Sousa se mudou para Franca com sua mulher Irene e os filhos Anderson e Elessandra em 1979.
Comprometido com o bem-estar da comunidade, ele fazia remédios caseiros para tratar doenças, como alergias, gripes e inflamações. “Para nós, a família dele, é uma grande honra vê-lo ser homenageado como patrono dessa unidade de saúde. Um benefício sonhado há muitos anos pela comunidade do bairro, que tinha que se deslocar para o Parque do Horto pra receber atendimento médico”, disse a filha Elessandra Damasceno Sousa.
Aos 82 anos, morreu no dia 4 de agosto de 2019, ficando na memória da população da região Norte de Franca. “Somos eternamente gratos a todas as autoridades que se dedicaram para a realização desse sonho, que hoje se torna realidade”, finaliza.